TENDINITE

NA MÃO

 

O que é Tendinite na mão

Os tendões fazem parte da estrutura do corpo humano e são conhecidos como cordões fibrosos, que ligam os ossos aos músculos, ajudando no processo de movimentação do corpo. Frequentemente, pode haver um abalo dessa estrutura, uma inflamação conhecida como tendinite na mão.

Conhecida também como tenossinovite (a depender da região acometida), a doença afeta, em geral, mulheres, principalmente a partir dos 40 anos de idade. Pacientes que apresentam um quadro diabético com o uso de insulina possuem cinco vezes mais chances de tendinite na mão.

 

Quais são as principais causas da tendinite na mão?

Geralmente, a tendinite na mão é causada pela sobrecarga de tendões, que provoca microtraumas e inflamação no local. Na maioria das vezes, a doença está relacionada também com a lesão por esforço repetitivo (LER), que ocorre com mais frequência em pessoas que utilizam o movimento das mãos de maneira repetida.

Esportes que utilizam muito as mãos, como handebol e vôlei, doenças como a lúpus, artrite reumatoide e diabetes mellitus, são problemas que podem prejudicar os tendões.

 

Principais sintomas

No caso da tendinite na mão, o paciente pode apresentar diversos sintomas característicos da doença, entre eles estão:

● Dores no local afetado;
● Surgimento de inchaços;
● Calor e inchaço;
● Limitação nos movimentos.

As dores abrangem os dedos no lado da palma da mão, e podem se expandir por toda a musculatura, causando incômodos e diminuição da força.

Veja também: Tendinite no punho.

 

Formas de tratamento

O tratamento mais comum é o conservador, que consiste em repouso, medicamento anti-inflamatório e analgésico, fisioterapia para o fortalecimento dos músculos e alongamentos, compressas de gelo entre outros.

O tratamento cirúrgico é indicado apenas em alguns casos, muito particulares de tendinites / tenossinovites. Portanto o acompanhamento por um especialista e diagnóstico adequado são de suma importância.

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

 

CRM 112.046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

Fale Conosco

Share This
WhatsApp Agende sua consulta