Radiografia:

As radiografias ou Raios X são um dos mais antigos métodos de diagnóstico por imagem, e que ainda possuem bastante espaço nos dias de hoje. Muito se deve pela praticidade, custo e um amplo espectro de diagnósticos que podem ser feitos por meio deles. Este exame utiliza uma pequena porção de radiação, que penetra pelo corpo e produz imagens que nos ajudam a avaliar anormalidades do corpo, e para nosso interesse, principalmente lesões do aparelho músculo-esquelético.

Através deste exame é possível verificar o formato, o número e o espaço existente entre os ossos. Além da possibilidade de identificar fraturas, luxações, corpos estranhos, e detectar outras diversas complicações.

Como é feito o exame?

Durante a radiografia, o paciente deve deixar a área exposta ao aparelho de raio X por poucos segundos, para gerar as imagens do local em questão. O procedimento é considerado simples e tranquilo.

Principais preparos para o exame:

No caso da radiografias, não é necessário nenhum tipo de preparo especial, porém, é importante seguir todas as orientações do médico, como por exemplo, a retirada de acessórios como brincos, piercings, relógios, colares, entre outros no momento de realização do exame. Pacientes gestantes devem evitar o exame.

Fale Conosco

Share This
WhatsApp Agende sua consulta