As tumorações na mão/punho são alterações detectadas como pequenas nodulações e inchaços, que requerem investigação para saber sua natureza, e para que seja proposto o melhor método de tratamento.
Em geral, as neoplasias da mão possuem um grau baixo, como latentes ou ativos, portanto, com tratamento sendo mais simples e com pouco índice de sequelas.
Por existirem vários tipos de tecidos na mão, como gordura, ligamentos, tendões, nervos, entre outros, são vários os tipos de tumores existentes, porém, nem todos podem ser vistos com frequência.
Entre as principais tumorações que podem surgir na mão e também no punho, estão:
A tumoração mais comum existente e que pode ser visto com frequência no punho, na base dos dedos, e ao redor das articulações. Normalmente, ele é uma bolsa preenchida com um líquido, que faz com que ele tenha uma consistência firme e móvel à palpação.
Esse tumor na mão é tido como o segundo mais comum, sendo sólido (mais consistente) e por natureza ele é um tumor benigno, ou seja, não há perspectiva de metástase, e possui um crescimento bem mais lento.
Tumor benigno que se forma abaixo da pele, onde houve algum tipo perfuração ou corte. Esse cisto é preenchido por queratina, um material macio com aspecto de cera.
Nódulo geralmente subcutâneo com aspecto arredondado, consistente e geralmente fruto de algum corpo estranho que ultrapassa a barreira da pele. O corpo age de maneira a tentar isolar o “intruso”, formando o granuloma.
Para diagnosticar um tumor na mão é realizado um exame físico, sendo uma avaliação do histórico do paciente para ajudar a determinar o tipo de tumor. Para a avaliação dos ossos, articulações e tecidos moles, são realizados exames de raios-X inicialmente.
Tomografia computadorizada, ultrassonografia, ressonância magnética, PET-scan ou cintilografia óssea são exames que também podem auxiliar no diagnóstico, a depender do caso. As biópsias são realizadas, mas apenas quando o médico precisa confirmar o diagnóstico antes de recomendar o tratamento.
Será feito um acompanhamento/monitoramento por parte dos médicos para se certificar de que o problema não está avançando inicialmente para a maioria dos casos. Em alguns casos, por se tratar de um tumor benigno, ele necessitará de um tratamento específico como uma cirurgia, cujo principal objetivo é remover o tumor sem que os tecidos circunjacentes sejam danificados.
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico