slider-patologia-molestia-de-depuytren-moya

O que é Moléstia de Dupuytren:

A Moléstia de Dupuytren é uma doença fibro-proliferativa, caracterizada por pequenas nodulações ou cordoalhas, que podem levar à deformidade dos dedos.

Considerada, em geral, uma doença hereditária, a Moléstia de Dupuytren ocorre com frequência em homens a partir dos 40 anos de idade. Pessoas com histórico de abuso de álcool, diabéticas, fumantes, entre outros, também estão propensas a desenvolver a doença.

Causas: 

A Moléstia de Dupuytren pode surgir devido a um processo reumático ou até mesmo, por um efeito colateral de algum medicamento. Comumente, se trata de um processo sem uma causa específica, como trauma ou repetição de esforços.

Principais sintomas:

Entre os principais sintomas da Moléstia de Dupuytren, é possível destacar:

  • A dificuldade em abrir os dedos;
  • Dificuldade em abrir e estender a mão em algo plano, como uma mesa;
  • Os nódulos na palma da mão que passam a progredir.

Essa patologia, na maioria das vezes, possui um progresso bem lento, que só acontece com o passar do tempo. Também pode acontecer de as duas mãos serem afetadas pelo problema.

Tratamentos:

A injeção de corticosteroide no local afetado pode ajudar na diminuição da sensibilidade, mas isso só será possível antes de os dedos começarem a se curvar. Deve-se lembrar de que essa injeção não faz o problema desaparecer, apenas diminui a sensação de incômodo. Assim como pode ser realizada também a fisioterapia, que utilizará recursos como laser e ultrassom, com o objetivo de redução do desconforto.

Em certos casos, é necessário fazer uma cirurgia corretiva, quando não é possível deixar a mão aberta e estendida numa mesa, onde os dedos ficam curvos e as funções da mão se tornam limitadas.

 

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

 

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

Fale Conosco

agsdi-whatsapp
Share This