O tendão é composto por uma estrutura fibrosa, grossa e flexível, de cor esbranquiçada, que possui o objetivo de proporcionar mobilidade às articulações, e transmitir força de contração. Desta forma, os tendões auxiliam no equilíbrio do corpo e no desenvolvimento dos movimentos. Ainda assim, são grandes as possibilidades de lesões, incluindo a lesão de tendão flexor.
A lesão do tendão flexor, geralmente, é causada por traumatismos ou cortes que limitam ou dificultam os movimentos dos dedos ou do punho, dependendo da região que for acometida.
A realização de atividades esportivas de grande impacto, tais como o handebol, lutas, rugby e artes marciais, podem provocar esse tipo de lesão. Outras práticas do dia a dia, como o uso de facas de cozinha, por exemplo, também contribuem com o problema.
A artrose ou doenças inflamatórias, podem ser considerados fatores entre as causas da lesão no tendão flexor, sendo nesse caso associada ao processo degenerativo do tendão.
Entre os sintomas mais comuns estão:
Devido à proximidade das estruturas tendíneas com os ramos nervosos e ou vasos sanguíneos, as lesões cortantes podem produzir sintomas com hipersensibilidade ou sensação de formigamento, sangramentos abundantes dependendo do tipo de corte e profundidade.
Também pode ocorrer a fratura da base do metacarpo e a fratura- luxação carpo metacárpica. No primeiro caso, há avulsão do segundo e terceiro metacarpiano em sua base, sendo sua ocorrência bastante rara. Podem ocorrer as fraturas- luxação, mais comum no quinto dedo.
Existe a necessidade de o paciente ser examinado por um especialista para observar as particularidades do seu caso e a melhor intervenção em cada um.
Não menos importantes são as fraturas do primeiro metacarpo. Entre as mais comuns estão a fratura de Bennett e a de Rolando. São fraturas com acometimento, em geral, articular e devem ser individualizadas para a decisão de tratamento cirúrgico ou conservador, sendo a primeira modalidade mais comum.
É importante saber que a fratura de metacarpo pode deixar sequelas principalmente de movimento e força. Por isso, é fundamental que o tratamento seja realizado da melhor forma possível com o intuito de promover uma recuperação completa, para que o paciente consiga alcançar uma boa cicatrização sem consequências negativas.
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico