Dedo em Gatilho

Atualizado em: 23/04/2021 por Dr. Fernando Moya -CRM 112046

3 minutos

Início » Patologia » Dedo em Gatilho

O que é Dedo em gatilho?

dedo em gatilho é uma inflamação do tendão flexor, cuja causa ainda não foi bem estabelecida. Essa patologia, principalmente em termos de flexão do dedo, causa bastante desconforto, e leva ao travamento e limitação da mobilidade.

Relacionados ao tema

Diagnóstico

Para o diagnóstico, é necessário realizar uma boa avaliação clínica inicial, com exame físico e análise do histórico do paciente. Geralmente, os médicos acabam sugerindo exames de ultrassom, raios-X e ressonância da região afetada. Com essas informações será possível chegar à conclusão se é ou não um dedo em gatilho.  Após o diagnóstico, as possíveis saídas ou possíveis tratamentos para esta patologia serão pensados.

Tratamento

Existem basicamente três modalidades de tratamento: um tratamento mais simples, o tratamento intermediário e o tratamento cirúrgico.

O tratamento mais simples, geralmente, é realizado à base de reabilitação e medicações. O tratamento intermediário, que é a aplicação de uma medicação chamada de infiltração peritendínea, ou injeção de corticoide na região onde existe o atrito. E existe a modalidade cirúrgica, que é a desobstrução, ou seja, a processo mecânico, feito cirurgicamente.

Essas são as modalidades de passagem do tendão, que acaba se tornando livre através de um tratamento que a gente tem para essa patologia, e vai ser proposto de acordo com cada paciente.

Sobre o Autor

Sou Fernando Munhoz Moya Ortopedista CRM 112046 graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2003.

Últimos Posts

Doença de Preiser

Doença de Preiser

A Doença de Preiser é muito rara e não se sabe qual sua causa, por isso o tratamento não é único, precisa ser diagnosticado caso a caso. Veja o que o Dr. Fernando Moya tem a dizer.

ler mais
× Agendar Consulta.