O dedo em gatilho é uma inflamação do tendão flexor, cuja causa ainda não foi bem estabelecida. Essa patologia, principalmente em termos de flexão do dedo, causa bastante desconforto, e leva ao travamento e limitação da mobilidade.
Para o diagnóstico, é necessário realizar uma boa avaliação clínica inicial, com exame físico e análise do histórico do paciente. Geralmente, os médicos acabam sugerindo exames de ultrassom, raios-X e ressonância da região afetada. Com essas informações será possível chegar à conclusão se é ou não um dedo em gatilho. Após o diagnóstico, as possíveis saídas ou possíveis tratamentos para esta patologia serão pensados.
Existem basicamente três modalidades de tratamento: um tratamento mais simples, o tratamento intermediário e o tratamento cirúrgico.
O tratamento mais simples, geralmente, é realizado à base de reabilitação e medicações. O tratamento intermediário, que é a aplicação de uma medicação chamada de infiltração peritendínea, ou injeção de corticoide na região onde existe o atrito. E existe a modalidade cirúrgica, que é a desobstrução, ou seja, a processo mecânico, feito cirurgicamente.
Essas são as modalidades de passagem do tendão, que acaba se tornando livre através de um tratamento que a gente tem para essa patologia, e vai ser proposto de acordo com cada paciente.
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico