DEDO

EM GATILHO

 

O que é Dedo em gatilho

O dedo em gatilho é uma tendinite do flexor, ou seja, é uma irritação desse mecanismo do tendão, que ajuda no movimento de dobra dos dedos. Essa é uma condição que, infelizmente, não há como ter uma noção exata de suas causas, mas entende-se que não passa de uma irritação desse conjunto músculo tendíneo.

Geralmente, essa tenossinovite se dá por um mecanismo de atrito, que ocorre entre o tendão e uma espécie de túnel, o chamado hostil fibroso, que ele irá percorrer. Esse mecanismo de atrito é o que faz com que haja a dificuldade de movimento, e por consequência, um travamento do mesmo dedo.

Diagnóstico

Para o diagnóstico, é necessário realizar uma boa avaliação clínica inicial, com exame físico e análise do histórico do paciente. Geralmente, os médicos acabam sugerindo exames de ultrassom, raios-X e ressonância da região afetada. Com essas informações será possível chegar à conclusão se é ou não um dedo em gatilho.  Após o diagnóstico, as possíveis saídas ou possíveis tratamentos para esta patologia serão pensados.

Tratamento

Existem basicamente três modalidades de tratamento: um tratamento mais simples, o tratamento intermediário e o tratamento cirúrgico.

O tratamento mais simples, geralmente, é realizado à base de reabilitação e medicações. O tratamento intermediário, que é a aplicação de uma medicação chamada de infiltração peritendínea, ou injeção de corticoide na região onde existe o atrito. E existe a modalidade cirúrgica, que é a desobstrução, ou seja, a processo mecânico, feito cirurgicamente.

Essas são as modalidades de passagem do tendão, que acaba se tornando livre através de um tratamento que a gente tem para essa patologia, e vai ser proposto de acordo com cada paciente.

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

 

CRM 112.046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

Fale Conosco

Share This