Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Síndrome do Túnel Cubital

Atualizado em 15/06/2023
Tempo de leitura: 2 min.

O que é Síndrome do túnel cubital?

síndrome do túnel cubital é o estiramento, a compressão do nervo ulnar, e principalmente, alterações de sensibilidade da região da mão. O túnel cubital recebe esse nome por se tratar de uma passagem estreita para o nervo que concede sensibilidade ao dedo mínimo, ao anelar e à lateral das mãos. Por transitar próximo à superfície da pele do cotovelo, o nervo pode ser danificado com facilidade quando a pessoa se apoia sob os cotovelos, ou quando os mantém flexionados por um tempo.

Causas

Existem diversas causas para o surgimento da síndrome de túnel cubital. Entre elas:

  • Anatomia: Muitas vezes, o nervo ulnar não fica em seu lugar e tende a saltar de um lado para o outro através de uma saliência óssea, que pode ser observada quando o cotovelo é movido;
  • Estiramento: Algo que pode ocorrer durante o sono, por exemplo, quando o cotovelo é mantido dobrado durante muito tempo, esticando o nervo demasiadamente;
  • Compressão: Ocorre quando o nervo tem pouca cobertura sobre ele, e a pressão direta, ou seja, quando ele é apoiado no braço da cadeira. Isso poderá pressioná-lo, fazendo com que o braço e a mão adormeçam.

Diagnóstico

O diagnóstico da síndrome de túnel cubital é realizado através de exames clínicos. Em alguns casos, são feitos estudos de condução nervosa para ajudar na identificação exata da área da lesão do nervo, principalmente para confirmação e estadiamento e se estiver sendo cogitada a cirurgia.

Sintomas

Entre os principais sintomas da doença estão: A dormência, formigamento, sensação de aplicação de agulhas no dedo anelar e mínimo e dores no cotovelo.

A fraqueza pode interferir também no movimento de pinça dos dedos polegar e indicador, causando a incapacidade de segurar objetos, pois grande parte dos músculos da mão é controlada pelo nervo ulnar. Perda muscular ou atrofia de setores da mão e deformação dos dedos também são consideradas como sinais da patologia.

Tratamento

Inicialmente, é importante evitar atividades que provoquem os sintomas, como flexão por longos períodos do cotovelo ou apoio do mesmo. Pessoas que possuem a doença em estágio mais leve, passam por um processo inicial de reabilitação, em geral, com boa resposta.

Já as pessoas que não respondem e/ou que possuem casos mais graves de compressão do nervo, necessitam passar por uma cirurgia para aliviar a compressão.

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico