O dedo em botoeira é uma deformidade no dedo causada, geralmente, por uma lesão do tendão extensor central, que tem como principal causa, os traumatismos, que limitam a mobilidade do dedo. Esse é um tendão que se lesiona com bastante frequência, principalmente quando um dedo é flexionado a força, ou quando se desloca em direção à palma da mão.
A lesão do tendão extensor é causada, na maioria das vezes, por um forte traumatismo durante a realização de alguma atividade com as mãos, ou ainda por um corte que atinge a região superior dos dedos. Também é possível que pessoas com artrite reumatoide lesionem o dedo com mais facilidade.
Os sintomas de deformidade começam a se desenvolver de forma imediata após a lesão. Mas, em alguns casos, pode acontecer de surgirem gradualmente, em até três semanas.
Quando a deformação é crônica, a articulação torna-se dura e se mantém em posição flexionada, sem que seja possível se endireitar (nem o uso da outra mão pode ajudar).
Além destes, o aparecimento de edema e dores nas articulações também estão entre os principais sinais do problema.
O tratamento deve ser realizado logo no início, após o diagnóstico, para evitar que o problema se torne ainda mais grave. Geralmente, a lesão do tendão extensor possui um tratamento inicial com a colocação de tala para imobilizar a região afetada.
Em casos crônicos, o uso de órteses seriadas pode ser uma boa alternativa.
Em casos mais graves, pode ser indicada a cirurgia, a fim de melhorar a dor, a mobilidade, e corrigir a deformidade no dedo.
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico