A tendinite é uma inflamação que afeta os tendões, levando à dor, inchaço, e até dificuldade de movimento. Em geral, qualquer pessoa que realize atividades com esforço repetitivo pode desenvolver o problema. A doença afeta, em grande parte, adultos entre 30 e 60 anos de idade, sendo as mulheres dez vezes mais afetadas do que os homens.
São diversos os fatores que levam ao desenvolvimento da tendinite no punho. Entre eles, é possível destacar:
Doenças como diabetes mellitus, alguns problemas reumáticos como artrite reumatoide, o hipotireoidismo, além de outras questões de saúde que abrangem a obesidade, má alimentação e sedentarismo, são fatores que contribuem com a doença.
Um dos sintomas mais comuns de pacientes diagnosticados com tendinite no punho é a forte dor sentida. Além deste, existem outros sinais do problema, sendo eles:
O diagnóstico é concedido após o surgimento de qualquer um destes sintomas. Dependendo da gravidade do caso, são realizados exames específicos para localizar com mais facilidade o local da inflamação.
Após a confirmação do diagnóstico, o tratamento de tendinite pode ser realizado por dois meios: o conservador e o cirúrgico, dependendo do quadro do paciente.
No tratamento conservador, processo de tratamento é feito através de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. Somam-se as sessões de fisioterapia também são indicadas para fortalecimento dos músculos, além de compressas de gelo por no cerca de 15 minutos, pelo menos três a quatro vezes ao dia. Para auxiliar na recuperação, pode ser utilizada uma tala ou munhequeira inicialmente. Também, não raro, é indicada algum método complementar para combate a dor, como por exemplo a acupuntura. Deve-se lembrar que o processo de tratamento é bastante lento e gradual, sendo cada vez mais demorado, conforme o tempo de queixa.
A cirurgia é indicada apenas em casos específicos, quando os outros métodos não conseguiram resolver o problema. Neste caso, a bainha sinovial do tendão afetado pode estar comprimida, causando uma dor maior. Portanto, a cirurgia será necessária para a descompressão. Além disso, o tecido inflamado também poderá ser removido, abrindo espaço para que o tendão possa se mover.
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico