Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Síndrome do Túnel do Carpo

Atualizado em 26/08/2021
Tempo de leitura: 3 min.

O que é Síndrome do túnel de carpo?

síndrome do túnel do carpo é um problema que surge pela compressão do nervo mediano, que se caracteriza, principalmente, pelas alterações de sensibilidade da mão. Essa doença é bastante comum em mulheres com idades entre 30 e 60 anos, podendo, em alguns casos, ser bilateral.

São diversas as causas que levam ao surgimento da síndrome do túnel do carpo. Geralmente, o diagnóstico será estabelecido através de avaliação clínica, e podem ser necessários exames complementares para a conclusão.

Síndrome do Túnel do Carpo | Por Dr. Fernando Moya
Representação do nervo mediano comprimido e a área de dor e formigamento.

Principais sintomas

Os sintomas mais comuns são as dores nas mãos, sensação de choque, e principalmente a parestesia, algo como formigamento e dormência, que ocorre exatamente na área do nervo mediano, e costuma se manifestar durante à noite.
Alguns outros sintomas a serem percebidos são:

  • Desgaste ou atrofia da musculatura na palma da mão, próxima ao polegar (afetando a coordenação);
  • Dificuldade para carregar objetos;

Com o tempo, esses sintomas passam a evoluir e ocorrem, principalmente, as alterações relacionadas à sensibilidade e tato. Quando os casos já estão mais avançados, a sensação de fraqueza da musculatura é cada vez maior e pode ser claramente percebida na dificuldade em segurar um copo ou amarrar os sapatos, por exemplo.

Causas

É bastante comum que a doença apareça sem ter um fator específico, mas, existem algumas questões que, ao serem observadas, podem ser tratadas de forma adequada, e assim poderão evitar o surgimento da síndrome. São alguns os fatores considerados de risco:

  • Diabetes;
  • Hipotireoidismo;
  • Fraturas na região do punho;
  • Gravidez;
  • Obesidade.

Prevenção

Quando é estabelecido o diagnóstico precoce da doença poderá ser realizado um tratamento mais adequado, principalmente para os fatores de risco existentes.

Deve-se lembrar de manter uma boa postura, ou seja, sentar de maneira correta, apoiando sempre os braços e os punhos ao utilizar o computador e digitar, evitando assim a sensação de formigamento e dores que podem causar a síndrome do túnel de carpo.

Tratamento

O tratamento sempre levará em conta o grau da doença, ou seja, o estágio em que ela está. Se estiver mais leve, pode ser indicada a colocação de uma órtese que possa imobilizar o punho, o uso de anti-inflamatório não hormonal e processos de reabilitação.

Órtese | Por Dr. Fernando Moya
Exemplo de órtese para imobilizar o punho do paciente.

Quando não ocorre a melhora do quadro através destes métodos, existem alternativas mais invasivas para o tratamento da patologia, como por exemplo a correção cirúrgica.

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico