Os tendões fazem parte da estrutura do corpo humano e são conhecidos como cordões fibrosos, que ligam os ossos aos músculos, ajudando no processo de movimentação do corpo. Frequentemente, pode haver um abalo dessa estrutura, uma inflamação conhecida como tendinite na mão.
Conhecida também como tenossinovite (a depender da região acometida), a doença afeta, em geral, mulheres, principalmente a partir dos 40 anos de idade. Pacientes que apresentam um quadro diabético com o uso de insulina possuem cinco vezes mais chances de tendinite na mão.
Geralmente, a tendinite na mão é causada pela sobrecarga de tendões, que provoca microtraumas e inflamação no local. Na maioria das vezes, a doença está relacionada também com a lesão por esforço repetitivo (LER), que ocorre com mais frequência em pessoas que utilizam o movimento das mãos de maneira repetida.
Esportes que utilizam muito as mãos, como handebol e vôlei, doenças como a lúpus, artrite reumatoide e diabetes mellitus, são problemas que podem prejudicar os tendões.
No caso da tendinite na mão, o paciente pode apresentar diversos sintomas característicos da doença, entre eles estão:
● Dores no local afetado;
● Surgimento de inchaços;
● Calor e inchaço;
● Limitação nos movimentos.
As dores abrangem os dedos no lado da palma da mão, e podem se expandir por toda a musculatura, causando incômodos e diminuição da força.
O tratamento mais comum é o conservador, que consiste em repouso, medicamento anti-inflamatório e analgésico, fisioterapia para o fortalecimento dos músculos e alongamentos, compressas de gelo entre outros.
O tratamento cirúrgico é indicado apenas em alguns casos, muito particulares de tendinites / tenossinovites. Portanto o acompanhamento por um especialista e diagnóstico adequado são de suma importância.
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico