RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

 

Ressonância Magnética

O exame de ressonância magnética é uma técnica que combina um campo magnético e ondas de radiofrequência para criar imagens de órgãos e tecidos do corpo.

Ela é utilizada para detectar uma grande quantidade de lesões na ortopedia, entre elas podemos citar as lesões articulares, lesões musculares, fraturas ocultas, entre outras. Esse exame é considerado também como um dos melhores métodos de avaliação dos tendões e ligamentos do punho e da mão, pois consegue identificar as pequenas alterações que passam despercebidas em ultrassonografias e em outros exames de imagem.

Como é feito o exame?

Geralmente, ao ser realizado, o exame não utiliza injeção de contraste. Mas, ela pode ser necessária em casos de investigação de alguns problemas , como nódulos ou tumores, por exemplo.

Principais preparos para o exame

Antes de realizar a ressonância magnética, não é necessário nenhum preparo especial, a não ser que seja solicitado pelo médico o exame com contraste. Neste caso, o paciente deverá permanecer em jejum por cerca de 3 horas. Será necessário a remoção de todo e qualquer adorno metálico como brincos, pulseiras, jóias e piercings. Também se houver marca-passo, clip metálico, ou quaisquer produtos metálicos no corpo, devem ser retirados. Geralmente, este exame é realizado pelos técnicos de radiologia, e o relatório ou laudo pelos radiologistas.

Fale Conosco

Share This
WhatsApp Agende sua consulta