Tomografia computadorizada

O que é

A tomografia computadorizada avalia detalhadamente as fraturas de mão e punho, sendo responsável também pela identificação de alterações ósseas e degenerativas. Tecidos moles como tendões, músculos e bursas também podem ser avaliados porém sem um grau de detalhamento tão elevado.

Como é feito o exame

O exame é realizado através de um aparelho, que obtém imagens internas por meio de uma sequência de radiografias que são processadas por um programa específico. As imagens poderão ser visualizadas em formato tridimensional e em vários planos ortogonais. 

Principais preparos para o exame

Quando a tomografia computadorizada é realizada sem contraste, não é necessário que o paciente se submeta a nenhum preparo específico. Porém, em casos onde o exame é feito com contraste iodado, o paciente deve estar em jejum por 4 horas (verificar junto ao laboratório) .

Quando for necessário o acompanhamento de anestésicos ou sedativos, o jejum deve ser de 8 horas.

Recém-nascidos e crianças devem estar em jejum de 3 e 6 horas respectivamente.

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

 

CRM 112.046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

Fale Conosco

Share This
WhatsApp Agende sua consulta