CISTO

SINOVIAL

 

O que é Cisto Sinovial

O Cisto Sinovial é um pequeno nódulo arredondado próximo às articulações, que geralmente surge nos dedos da mão ou no aspecto dorsal ou palmar dos punhos, com um diâmetro variável. Formado pelo extravasamento do líquido sinovial, o cisto costuma ser bastante visível e palpável, podendo desaparecer de forma rápida e natural.

 

Principais sintomas 

Além de apresentar uma consistência borrachosa, o cisto é transluzente, ou seja, quando próximo a um foco de luz é possível observar o seu conteúdo. Conforme dito anteriormente, o principal sintoma é o surgimento de um caroço mole de até 3 centímetros, em geral. Porém, ainda existem outros sintomas que podem servir de alerta:

  • Formigamento constante no local afetado;
  • Dores nas articulações;
  • Diminuição de força na articulação;
  • Falta de sensibilidade na região do problema.

Existem alguns casos onde o cisto não pode ser visto através da pele, sendo descoberto apenas por meio de alguns sintomas como dores na região do punho e dedos, sendo muitas vezes necessário um exame complementar para confirmar a hipótese.

 

Tipos de Cistos

Alguns tipos de cistos sinoviais são bastante comuns:

 

  • Cisto sinovial na mão ou punho: Esse cisto pode surgir nos dedos ou punho
  • Cisto sinovial do joelho: Conhecido também como cisto de Becker, é bem comum na parte de trás do joelho
  • Cisto sinovial no pé: Pode ser causado por tendinites e corridas com calçados inadequados.

Tratamento

O tratamento do cisto sinovial dependerá muito do tamanho que ele apresenta, e principalmente de seus sintomas. Em casos onde o cisto possui um tamanho maior e provoca fortes dores, diminuindo a força da região afetada, poderá ser necessário o uso de medicamentos como antiinflamatórios, por exemplo, indicados pelo médico especialista para alívio da queixa.

Quando não existem sintomas fortes e/ou queixas na região, pode não ser preciso utilizar medicamentos ou passar por procedimentos cirúrgicos, uma vez que o problema poderá ser eliminado sozinho.

Também existe a possibilidade de aspiração do conteúdo líquido, procedimento realizado com agulha após anestesia local. Essa é uma das técnicas que mais fazem sucesso, pois apresentam uma boa chance de cura, para alguns tipos de cistos.

Geralmente em 15 a 20% dos casos, o cisto acaba retornando, fazendo com que as dores também retornem. Desta forma, o médico poderá indicar a remoção através de cirurgia.

Tratamento natural: opções

O tratamento natural também pode ser realizado para aliviar os sintomas do cisto sinovial, através da aplicação de gelo no local afetado, de 10 a 15 minutos, várias vezes ao dia.

Pode-se também tentar incluir a fisioterapia como uma outra modalidade de tratamento mais conservadora, que tem como finalidade diminuir o processo doloroso.

A acupuntura é outro procedimento que pode ser utilizado para ajudar no tratamento, pois consegue aliviar um pouco das dores na região do problema.

Necessidade de cirurgia

O procedimento cirúrgico é feito quando o uso de medicamentos/terapias associadas, ou a remoção do líquido do cisto não apresentam nenhuma melhora, ou ainda quando o paciente não tolerou os processos anteriores. O procedimento geralmente é realizado em ambiente hospitalar, e tem por objetivo remover totalmente o cisto, gerando uma excelente perspectiva de resolução do problema.

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

 

CRM 112.046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

Fale Conosco

Share This
WhatsApp Agende sua consulta