O Cisto Sinovial é uma nodulação arredondada próxima às articulações, que geralmente surge no punho, ou no aspecto dorsal ou palmar, e eventualmente acontece também nos dedos, se o diâmetro for variável. Formado pelo extravasamento do líquido sinovial, o cisto costuma ser bastante visível e palpável, podendo desaparecer de forma rápida e natural.
Além de apresentar uma consistência borrachosa, o cisto é transluzente, ou seja, quando próximo a um foco de luz é possível observar o seu conteúdo. Conforme dito anteriormente, o principal sintoma é o surgimento de um caroço mole de até 3 centímetros, em geral. Porém, ainda existem outros sintomas que podem servir de alerta:
Existem alguns casos onde o cisto não pode ser visto através da pele, sendo descoberto apenas por meio de alguns sintomas como dores na região do punho e dedos, sendo muitas vezes necessário um exame complementar para confirmar a hipótese.
Alguns tipos de cistos sinoviais são bastante comuns:
O tratamento do cisto sinovial dependerá muito do tamanho que ele apresenta, e principalmente de seus sintomas. Em casos onde o cisto possui um tamanho maior e provoca fortes dores, diminuindo a força da região afetada, poderá ser necessário o uso de medicamentos como antiinflamatórios, por exemplo, indicados pelo médico especialista para alívio da queixa.
Quando não existem sintomas fortes e/ou queixas na região, pode não ser preciso utilizar medicamentos ou passar por procedimentos cirúrgicos, uma vez que o problema poderá ser eliminado sozinho.
Também existe a possibilidade de aspiração do conteúdo líquido, procedimento realizado com agulha após anestesia local. Essa é uma das técnicas que mais fazem sucesso, pois apresentam uma boa chance de cura, para alguns tipos de cistos.
Geralmente em 15 a 20% dos casos, o cisto acaba retornando, fazendo com que as dores também retornem. Desta forma, o médico poderá indicar a remoção através de cirurgia.
O tratamento natural também pode ser realizado para aliviar os sintomas do cisto sinovial, através da aplicação de gelo no local afetado, de 10 a 15 minutos, várias vezes ao dia.
Pode-se também tentar incluir a fisioterapia como uma outra modalidade de tratamento mais conservadora, que tem como finalidade diminuir o processo doloroso.
A acupuntura é outro procedimento que pode ser utilizado para ajudar no tratamento, pois consegue aliviar um pouco das dores na região do problema.
O procedimento cirúrgico é feito quando o uso de medicamentos/terapias associadas, ou a remoção do líquido do cisto não apresentam nenhuma melhora, ou ainda quando o paciente não tolerou os processos anteriores. O procedimento geralmente é realizado em ambiente hospitalar, e tem por objetivo remover totalmente o cisto, gerando uma excelente perspectiva de resolução do problema.
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico