Formada por tendões, ligamentos, artérias, nervos e ossos, a mão humana pode ser comprometida ao longo da vida por uma série de motivos, uma vez que, qualquer pessoa está exposta a sofrer acidentes ou até mesmo, a ter uma postura variável. E justamente, por conta de problemas como estes, que a ortopedia de mão foi ganhando força, e a profissão de ortopedista especialista em cirurgia da mão foi liberada no Brasil em 1982.
Quer saber mais sobre a importância do médico ortopedista em mãos? Então, continue nos acompanhando até o final deste artigo.
A cirurgia da mão é uma especialidade da medicina, focada no tratamento de diferentes patologias dos membros superiores, que abrange cotovelo, antebraço, punho e claro, as mãos. Mesmo sendo uma das profissões mais recentes, essa área é de extrema importância para um tratamento objetivo e mais preciso de diversos problemas, que podem acometer os indivíduos, como fraturas no dedo ou até deformidades mais graves.
Desde que foi outorgada, já são quase 40 anos no tratamento de doenças e lesões de mãos e punhos. Antes disso, todas as complicações nessas regiões eram tratadas por vários especialistas diferentes, como ortopedistas, cirurgiões plásticos, cirurgiões vasculares e neurocirurgiões.
Na maioria das vezes, os tratamentos demoravam mais tempo, por conta dessa cooperação de diferentes áreas, o que por vezes resultava até mesmo em recidivas e sequelas para o paciente.
Com o médico especialista em mãos, é possível tratar de maneira pontual a maioria dos problemas que compreendam a região das mãos.
Geralmente, a preparação desse tipo de profissional gira em torno de dez anos dedicados aos estudos, sendo que, a princípio, a faculdade e a residência em ortopedia são fundamentais para formar o especialista em cirurgia de mão. O médico é submetido a uma série de provas e práticas, e a residência também é requisitada para a formação deste profissional.
Todo esse preparo é essencial para que o ortopedista especialista em cirurgia da mão possa tratar da melhor maneira possível, e mais hábil, os seus pacientes, pois assim eles serão capazes de restabelecer suas funções em um tempo mais rápido.
Nem sempre o médico especialista em cirurgia da mão indicará algum procedimento cirúrgico. Algumas vezes, ele irá sugerir apenas um tratamento clínico, com o uso de medicamentos ou outros métodos. Ele ainda é responsável por avaliações e procedimentos de pré e pós-operatórios.
Também vale lembrar que, o especialista em cirurgia de mão é o responsável por tratar os problemas de nervos adjacentes, pertencentes aos membros superiores, como o plexo braquial, responsável pelos estímulos nervosos das mãos (e braços).
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância do médico ortopedista especialista em mãos, deixe seu comentário abaixo!
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico