Acidentes de motocicleta: como evitar as lesões?

É muito comum acontecerem acidentes de motocicletas, principalmente quando se tratam de grandes cidades. Mesmo que os condutores estejam em baixa velocidade, eles ainda correm o risco de sofrerem quedas ou baterem em algum outro veículo, sofrendo escoriações pelo corpo.

A verdade é que muitos desses danos podem ser evitados com o uso de equipamentos adequados, que ajudam na proteção. Por exemplo, o uso do capacete, que é obrigatório e ajuda a evitar diversas lesões.

Quer saber mais informações sobre este tema, e quais as outras maneiras de proteger as mãos para que não seja causado nenhum acidente grave? Continue acompanhando o nosso post!

 

O que fazer para prevenir as lesões?

As mãos dos motociclistas costumam sofrer bastante no momento dos acidentes, e isso acontece devido ao reflexo, ou seja, o impulso de apoiar as mãos (e os braços), para evitar uma queda, ou que o rosto chegue a bater no asfalto. Por isso, a melhor forma de se proteger, neste caso, é utilizando equipamentos de segurança, como luvas, cotoveleiras e até mesmo, uma jaqueta.

 

Luvas:

O uso de luvas não é algo obrigatório por lei, e nem todos os condutores utilizam. Quando a moto cai e a pessoa apoia as mãos no chão, o contato com o asfalto tem inicialmente o efeito abrasivo, o que pode causar escoriações. A força do impacto, geralmente é forte, e pode resultar em fraturas nas mãos e no punho. Por isso, o ideal é que sejam utilizadas luvas, para ajudar a evitar essas lesões.

Veja também: Fratura de punho – como ocorre e qual o tratamento.

 

O uso de cotoveleiras:

Por mais simples que seja a queda, é muito importante utilizar cotoveleiras, pois o impacto poderá acometer também os cotovelos, e este é um item que poderá prevenir fraturas e luxações em decorrência do acidente.

 

Jaqueta:

A jaqueta é outro item fundamental, e tão importante quanto as luvas, pois protege também os braços e tronco.  Muitas jaquetas já apresentam cotoveleiras acopladas, para aumentar o nível de proteção dos cotovelos.              

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

 

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

agsdi-whatsapp
Share This