É muito comum acontecerem acidentes de motocicletas, principalmente quando se tratam de grandes cidades. Mesmo que os condutores estejam em baixa velocidade, eles ainda correm o risco de sofrerem quedas ou baterem em algum outro veículo, sofrendo escoriações pelo corpo.
A verdade é que muitos desses danos podem ser evitados com o uso de equipamentos adequados, que ajudam na proteção. Por exemplo, o uso do capacete, que é obrigatório e ajuda a evitar diversas lesões.
Quer saber mais informações sobre este tema, e quais as outras maneiras de proteger as mãos para que não seja causado nenhum acidente grave? Continue acompanhando o nosso post!
As mãos dos motociclistas costumam sofrer bastante no momento dos acidentes, e isso acontece devido ao reflexo, ou seja, o impulso de apoiar as mãos (e os braços), para evitar uma queda, ou que o rosto chegue a bater no asfalto. Por isso, a melhor forma de se proteger, neste caso, é utilizando equipamentos de segurança, como luvas, cotoveleiras e até mesmo, uma jaqueta.
O uso de luvas não é algo obrigatório por lei, e nem todos os condutores utilizam. Quando a moto cai e a pessoa apoia as mãos no chão, o contato com o asfalto tem inicialmente o efeito abrasivo, o que pode causar escoriações. A força do impacto, geralmente é forte, e pode resultar em fraturas nas mãos e no punho. Por isso, o ideal é que sejam utilizadas luvas, para ajudar a evitar essas lesões.
Por mais simples que seja a queda, é muito importante utilizar cotoveleiras, pois o impacto poderá acometer também os cotovelos, e este é um item que poderá prevenir fraturas e luxações em decorrência do acidente.
A jaqueta é outro item fundamental, e tão importante quanto as luvas, pois protege também os braços e tronco. Muitas jaquetas já apresentam cotoveleiras acopladas, para aumentar o nível de proteção dos cotovelos.
O que achou do post de hoje? Deixe seu comentário!
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico