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A imagem mostra o Dr. Fernando Moya olhando para a câmera, sorrindo e de braços cruzados.Dr. Fernando Munhoz Moya
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Atualizado em: 21/08/2020 por Dr. Fernando Moya

Alongamento de mão e punho: 5 exercícios para o dia a dia

Ao longo do dia, realizamos diversas atividades com o auxílio das mãos, que vão desde as mais simples até as mais complexas, e as utilizamos com tanta facilidade, que nem nos damos conta da quantidade de músculos que são usados para a desenvoltura e execução de todos os movimentos.

Por este motivo, o alongamento de mão e punho é algo fundamental, pois ajuda a prevenir uma série de lesões que podem acometer ambas as regiões. Elaboramos este post pensando justamente nisso. Separamos 5 exercícios para você praticar no seu dia a dia. Acompanhe!

Os 5 principais exercícios de alongamento

Conforme dito anteriormente, o alongamento de mão e punho, quando realizado diariamente, pode ajudar a prevenir lesões e doenças, pois favorece a flexibilidade e auxilia na circulação.

Existem muitos tipos de exercícios de alongamento que podem ser feitos para beneficiar a saúde das mãos, dedos e punho. Veja a seguir.

1 – Dedos dobrados

Basta estender a palma da mão e dobrar cada um dos dedos, um de cada vez. Logo depois, deve-se encostar um dedo de cada vez na parte macia do polegar, criando o formato da letra “O”. E por fim, dobrar as pontas dos dedos.

2 – Alongamento dos dedos

Sobre uma mesa, coloque suas mãos espalmadas. Primeiro, estique os dedos o máximo que conseguir. Tente relaxar e depois levante e abaixe um dedo por vez. Ao final, levante todos os dedos e abaixe-os ao mesmo tempo.

3 – Alongamento do punho

Cerre lentamente o punho (sem apertar) e o mantenha assim por alguns segundos. O dedo polegar deve ficar sobre os outros dedos. Abra devagar a mão e repita o exercício. Alongue o punho com a mão aberta para cima e para baixo, com o braço esticado.

4 – Apertando uma bolinha

Segure uma pequena bola macia com a mão e aperte-a com força durante alguns segundos, sem soltá-la. Repita esse movimento.

5 – Chacoalhando as mãos

Entrelace os dedos das mãos, estenda o braço à frente do corpo, e mantenha a posição por alguns segundos. Chacoalhe as mãos com os dedos soltos. Esse exercício ajuda o sangue a circular e a relaxar os músculos e as articulações.

Agora que você já sabe o quanto esses exercícios podem te ajudar, que tal coloca-los em prática?

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Por Dr. Fernando Moya.

 

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Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

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