Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Artroscopia de punho: Entenda o procedimento

Atualizado em 11/06/2021
Tempo de leitura: 3 min.

Artroscopia de punho é uma cirurgia minimamente invasiva, bastante utilizada para o tratamento de lesões de mão e punho. Geralmente, o procedimento é realizado por meio de pequenas incisões, com cerca de 0,5 a 1 cm. As imagens da região afetada são aumentadas e projetadas em um monitor de vídeo. No post de hoje, vamos falar mais sobre essa técnica. Continue nos acompanhando!

A imagem mostra um médico com as mãos no punho do paciente.
Artroscopia de punho: Entenda o procedimento 2

Como é feita a artroscopia?

Conforme dissemos, a artroscopia é pouco invasiva. Primeiramente, são feitas pequenas incisões (duas) e introduzidas óticas finas e delicadas, acopladas a um sistema de vídeo. Desta forma, são proporcionadas imagens nítidas dos ligamentos e articulações da região afetada.

Além disso, são inseridos instrumentos que possibilitam o reparo das estruturas que foram comprometidas. A principal vantagem da artroscopia de punho é a redução do dano, quando comparado com maiores incisões, que são feitas em cirurgias convencionais ou abertas.

Indicação da artroscopia

Em geral, a artroscopia é uma das técnicas cirúrgicas utilizadas para tratamento de lesões que acometem a mão e o punho. Mas, também pode ser feita para fins diagnósticos. Isto é, quando exames auxiliares como a radiografia e a ressonância magnética não foram suficientes. Assim sendo, a técnica ajuda a avaliar a integridade das estruturas, com a vantagem de poder tratar as lesões.

A artroscopia, então, é indicada para corrigir:

  • Inflamações;
  • Rupturas de ligamentos;
  • Artrites;
  • Fraturas.

A artroscopia substitui uma cirurgia aberta convencional?

Na realidade, essa é uma técnica diferente, que apenas pode auxiliar ou complementar uma cirurgia aberta. Isto significa que nem todos os procedimentos poderão ser realizados por vídeo.

Desta forma, a técnica não chega a substituir uma cirurgia mais invasiva, principalmente quando existem lesões mais extensas ou graves, na qual esse procedimento não será suficiente para tratar.

Porém, algumas cirurgias, mais precisamente as convencionais, podem utilizar a artroscopia como um auxiliar. Por exemplo, para ajudar no tratamento de fraturas, e avaliar se estão bem alinhadas.

Pós-operatório

O tempo de recuperação após a cirurgia dependerá da patologia, do seu grau e do tipo de procedimento realizado pelo médico ortopedista especialista em cirurgia da mão. É muito comum que o paciente receba de um a dois pontos para fechar as incisões.

Além disso, uma tala de gesso pode ser utilizada para complementar o tratamento, permitindo o movimento dos dedos. Esse tipo de curativo permanece fechado nos primeiros 5 a 7 dias, de acordo com um protocolo indicado pelo médico assistente.

Dependendo do procedimento, o paciente já pode fazer uso de uma imobilização menor, ou até mesmo, uma tala removível. O tempo de cicatrização da estrutura é igual ao de uma cirurgia aberta. Porém, a recuperação é mais rápida, pois o tamanho do corte é menor.

Existem riscos?

Os riscos deste tipo de cirurgia são inerentes a qualquer procedimento invasivo, tais como infecção, rigidez, inchaço excessivo, sangramento, cicatrizes, lesão de tendões ou de nervo sensitivo local.

Mas, com a avaliação adequada da lesão, e com um cirurgião e equipe bem preparados para fazer uso desta técnica, os riscos serão menores. O médico discutirá sobre essas possíveis complicações antes mesmo da cirurgia.

Em resumo, a artroscopia de punho é uma modalidade de investigação ou tratamento, menos agressiva que uma cirurgia convencional, sendo muito indicada em diversas patologias.

Você já passou por um procedimento como este? Conte-nos como foi e se obteve um resultado satisfatório com o tratamento.

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 06 / 23
A rizartrose é uma forma de artrose que afeta a articulação da base do polegar, causando dor e dificuldade de movimento. Embora seja comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer devido a traumas anteriores. Neste post, falaremos sobre a dor na base do polegar, explorando a possibilidade de rizartrose como uma das causas, além de outras condições e opções de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 08 / 06 / 23
A luxação de dedos é uma lesão grave caracterizada pelo deslocamento da articulação e a ruptura dos ligamentos, requerendo tratamento médico imediato e cuidados específicos para recuperação adequada. Neste post, vamos falar sobre a luxação de dedos, suas características, tratamento e a importância de buscar atendimento médico adequado. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 68
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico