Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Características da Lesão do plexo braquial

Atualizado em 11/06/2021
Tempo de leitura: 2 min.

O que é a lesão do plexo braquial?

A lesão do plexo braquial acomete as ramificações nervosas que saem da região cervical e que migram para o nosso membro superior.

Essas ramificações nervosas são responsáveis por todo o suprimento de mobilidade voluntária, ou seja, toda a parte de movimento de força. Além disso, também são responsáveis por toda a capacidade de sensibilidade que a gente tem dos membros superiores.

Essa lesão pode ser parcial ou total, e causar algum déficit de mobilidade e sensibilidade, dependendo do quanto a função do braço foi comprometida.

Existem muitos casos onde essa é uma condição transitória, ou seja, algumas lesões se recuperam sozinhas e outras são um pouco mais extensas e necessitam de intervenção cirúrgica.

Vale lembrar que essa lesão, na grande maioria das vezes, tem relação com acidentes automobilísticos, principalmente relacionados à velocidade com motos. Logicamente existem outras situações, como quedas, mas a grande maioria está envolvida em acidentes de alta velocidade.

Lesão do plexo braquial x AVC

AVC (acidente vascular cerebral) é uma lesão vascular que atinge a região cerebral, que é de onde partem todos os impulsos, e todas as informações que a gente gera para estimular a musculatura e o movimento voluntário. Já a lesão do plexo braquial é periférica.

Apesar de o aspecto físico trazer alguma semelhança, ou seja, o membro atrofiado com pouca mobilidade, não podemos dizer que uma coisa produz a outra. Contudo, não possuem relação.

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 06 / 23
A rizartrose é uma forma de artrose que afeta a articulação da base do polegar, causando dor e dificuldade de movimento. Embora seja comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer devido a traumas anteriores. Neste post, falaremos sobre a dor na base do polegar, explorando a possibilidade de rizartrose como uma das causas, além de outras condições e opções de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 08 / 06 / 23
A luxação de dedos é uma lesão grave caracterizada pelo deslocamento da articulação e a ruptura dos ligamentos, requerendo tratamento médico imediato e cuidados específicos para recuperação adequada. Neste post, vamos falar sobre a luxação de dedos, suas características, tratamento e a importância de buscar atendimento médico adequado. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 68
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico