Início » Cirurgia de mão: em que momento ela é necessária?


A imagem mostra o Dr. Fernando Moya olhando para a câmera, sorrindo e de braços cruzados.Dr. Fernando Munhoz Moya
 GoogleMyCitations 
CRM: 112.046
Atualizado em: 21/08/2020 por Dr. Fernando Moya

Cirurgia de mão: em que momento ela é necessária?

As doenças relacionadas às mãos, muitas vezes, podem necessitar de um tratamento cirúrgico, e quanto mais precisa a indicação do médico ortopedista para cirurgia, melhor será a recuperação do paciente. Mas, você sabe exatamente em que momento uma cirurgia de mão é necessária?

Continue nos acompanhando para saber mais informações. No post de hoje, falaremos melhor sobre este assunto.

Tratamento cirúrgico

Geralmente, a cirurgia de mão é indicada para pacientes que apresentam casos de lesões ósseas, de nervos periféricos, ligamentares entre outros, além de alguns casos de tendinites (inflamação nos tendões) e artroses, quando outros tratamentos não tiveram o efeito desejado e a dor permaneceu.

As neuropatias compressivas (como a síndrome do túnel do carpo), que provocam sintomas como formigamento, dor e dormência nas mãos, podem necessitar de um tratamento cirúrgico em algum momento do tratamento.

Além destas, outras patologias também podem ser tratadas por meio de cirurgia, sendo algumas delas:

  • Lesão de tendões ( flexores e extensores);
  • Moléstia de Dupuytren;
  • Cistos gangliônicos ou sinoviais;
  • Tumores.

Cirurgia e cuidados pós-operatório

As cirurgias em geral são realizadas em centro cirúrgicos hospitalares, portanto, haverá uma internação para o procedimento. O número de dias de internação acaba sendo calculado inicialmente pelo tipo de cirurgia a ser feita e pelas condições clínicas do paciente.

A anestesia também varia de acordo com ambas condições acima – tipo de cirurgia e estado geral do paciente. Em termos práticos, temos a anestesia local / regional e temos a anestesia geral.

Os cuidados no pós-operatório serão concedidos pelo médico assistente, que indicará os medicamentos e procedimentos adequados para a recuperação. Além disso, o paciente deverá estar sempre atento à higiene e cuidados com o curativos no local operado. Siga sempre as recomendações do seu médico.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + 14 =

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

Fale Conosco

× Agendar Consulta.