Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Cirurgia: Síndrome do túnel do carpo

Atualizado em 15/06/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Uma vez constatada a patologia da síndrome do túnel do carpo, que já discutimos em outros vídeos, uma das propostas que podemos optar seria através de alternativa cirúrgica, e pra isso nós vamos pensar, basicamente, em duas possibilidades que são as mais comuns: existe a estratégia de cirurgia por via aberta que é a mais tradicional, super comum e antiga; e existem as técnicas um pouco mais recentes, que são as técnicas por vídeo, ou seja, uma cirurgia endoscópica.

Veja também tudo sobre a Síndrome do túnel do carpo.

Procedimentos utilizados:

Então só pra dar um panorama de cada uma delas, a cirurgia mais tradicional, por via aberta, consiste no corte, mais ou menos, na altura da palma da mão de 3 a 4 centímetros, nós iremos acessar as camadas, e por fim visualizar o nervo, fazendo uma descompressão de cima para baixo. Já a cirurgia por vídeo, a endoscópica, nós vamos fazer o inverso, acessando através de um pequeno portal na altura do punho, e utilizando um dispositivo que contém uma câmera e uma lâmina, iremos fazer a descompressão dessas camadas, só que ao invés de cima para baixo, nós iremos fazer de dentro para fora, ou seja, de baixo para cima.

O pós-operatório:

As diferenças entre essas duas técnicas, na verdade, são bem discretas, mas o mais importante é que o pós-operatório imediato da técnica aberta é um pouco mais dolorida, e a por vídeo um pouco mais cômoda.

Essas são as principais cirurgias que nós temos para a síndrome do túnel do carpo.

O que achou do post de hoje? Deixe seu comentário

Compartilhe nas redes sociais!

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 06 / 23
A rizartrose é uma forma de artrose que afeta a articulação da base do polegar, causando dor e dificuldade de movimento. Embora seja comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer devido a traumas anteriores. Neste post, falaremos sobre a dor na base do polegar, explorando a possibilidade de rizartrose como uma das causas, além de outras condições e opções de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 08 / 06 / 23
A luxação de dedos é uma lesão grave caracterizada pelo deslocamento da articulação e a ruptura dos ligamentos, requerendo tratamento médico imediato e cuidados específicos para recuperação adequada. Neste post, vamos falar sobre a luxação de dedos, suas características, tratamento e a importância de buscar atendimento médico adequado. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 68
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico