Cirurgia: Síndrome do túnel do carpo

Atualizado em: 22/04/2021 por Dr. Fernando Moya -CRM 112046

3 minutos

Início » Cirurgia: Síndrome do túnel do carpo

Uma vez constatada a patologia da síndrome do túnel do carpo, que já discutimos em outros vídeos, uma das propostas que podemos optar seria através de alternativa cirúrgica, e pra isso nós vamos pensar, basicamente, em duas possibilidades que são as mais comuns: existe a estratégia de cirurgia por via aberta que é a mais tradicional, super comum e antiga; e existem as técnicas um pouco mais recentes, que são as técnicas por vídeo, ou seja, uma cirurgia endoscópica.

Relacionados ao tema

Veja também tudo sobre a Síndrome do túnel do carpo.

Procedimentos utilizados:

Então só pra dar um panorama de cada uma delas, a cirurgia mais tradicional, por via aberta, consiste no corte, mais ou menos, na altura da palma da mão de 3 a 4 centímetros, nós iremos acessar as camadas, e por fim visualizar o nervo, fazendo uma descompressão de cima para baixo. Já a cirurgia por vídeo, a endoscópica, nós vamos fazer o inverso, acessando através de um pequeno portal na altura do punho, e utilizando um dispositivo que contém uma câmera e uma lâmina, iremos fazer a descompressão dessas camadas, só que ao invés de cima para baixo, nós iremos fazer de dentro para fora, ou seja, de baixo para cima.

O pós-operatório:

As diferenças entre essas duas técnicas, na verdade, são bem discretas, mas o mais importante é que o pós-operatório imediato da técnica aberta é um pouco mais dolorida, e a por vídeo um pouco mais cômoda.

Essas são as principais cirurgias que nós temos para a síndrome do túnel do carpo.

O que achou do post de hoje? Deixe seu comentário

Compartilhe nas redes sociais!

Sobre o Autor

Sou Fernando Munhoz Moya Ortopedista CRM 112046 graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2003.
0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 5 =

Últimos Posts

Doença de Preiser

Doença de Preiser

A Doença de Preiser é muito rara e não se sabe qual sua causa, por isso o tratamento não é único, precisa ser diagnosticado caso a caso. Veja o que o Dr. Fernando Moya tem a dizer.

ler mais
× Agendar Consulta.