Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Cirurgias das fraturas de escafoide

Atualizado em 03/06/2021
Tempo de leitura: 2 min.

A fratura do escafoide é uma das fraturas do carpo, região após o antebraço, mais frequente. Geralmente, essas lesões são ocasionadas por trauma, ou seja, necessita de algum tipo de acidente, queda ou pancada, para ocorrer.

Em alguns casos, o osso do escafoide apresenta certa dificuldade para cicatrizar. Dependendo do tipo de fratura, existem algumas recomendações para uma possível intervenção cirúrgica.

É necessário levar em consideração que não é toda fratura que precisa operar. Entretanto, quando a cirurgia é indicada, existem dois tipos para tratar o escafoide.

[lwptoc]

Cirurgia percutânea

Caso a fratura não tenha um deslocamento muito grande e seja bem alinhada, podemos optar por um caminho que é chamado de cirurgia percutânea.

Pequenas incisões são feitas na pele e a correção é realizada por meio de parafusos ou fios que ficam dentro dos ossos. Esses parafusos ajudam a fazer o movimento de cicatrização, ou seja, a união entre as duas partes.

Essa abordagem é um pouco mais simples e os resultados são bastante satisfatórios porque não é tão agressiva e a recuperação costuma ser tolerada pelo paciente.

Relacionados ao tema

Cirurgia por via aberta

Quando a fratura se desloca e traz desvios entre os segmentos, a abordagem é um pouco diferente. Incisões um pouco maiores são feitas para visualizar a fratura mais detalhadamente, recolocá-la no lugar e promover algum tipo de fixação.

Muitas vezes, a gente também utiliza parafusos e fios que ficam dentro dos ossos para estabilizar essas fraturas.

Logo após a cirurgia, o paciente é mantido imobilizado por um determinado período de tempo, que vai depender das características de cada fratura. Na sequência conforme a cicatrização for atingida, a gente progride para o processo de reabilitação.

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 06 / 23
A rizartrose é uma forma de artrose que afeta a articulação da base do polegar, causando dor e dificuldade de movimento. Embora seja comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer devido a traumas anteriores. Neste post, falaremos sobre a dor na base do polegar, explorando a possibilidade de rizartrose como uma das causas, além de outras condições e opções de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 08 / 06 / 23
A luxação de dedos é uma lesão grave caracterizada pelo deslocamento da articulação e a ruptura dos ligamentos, requerendo tratamento médico imediato e cuidados específicos para recuperação adequada. Neste post, vamos falar sobre a luxação de dedos, suas características, tratamento e a importância de buscar atendimento médico adequado. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 68
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico