Início »
Dr. Fernando Munhoz Moya
GoogleMyCitations
CRM: 112.046
Atualizado em: 21/08/2020 por Dr. Fernando Moya
Cirurgias das fraturas de escafoide
A fratura do escafoide é uma das fraturas do carpo, região após o antebraço, mais frequente. Geralmente, essas lesões são ocasionadas por trauma, ou seja, necessita de algum tipo de acidente, queda ou pancada, para ocorrer.
Em alguns casos, o osso do escafoide apresenta certa dificuldade para cicatrizar. Dependendo do tipo de fratura, existem algumas recomendações para uma possível intervenção cirúrgica.
É necessário levar em consideração que não é toda fratura que precisa operar. Entretanto, quando a cirurgia é indicada, existem dois tipos para tratar o escafoide.
Cirurgia percutânea
Caso a fratura não tenha um deslocamento muito grande e seja bem alinhada, podemos optar por um caminho que é chamado de cirurgia percutânea.
Pequenas incisões são feitas na pele e a correção é realizada por meio de parafusos ou fios que ficam dentro dos ossos. Esses parafusos ajudam a fazer o movimento de cicatrização, ou seja, a união entre as duas partes.
Essa abordagem é um pouco mais simples e os resultados são bastante satisfatórios porque não é tão agressiva e a recuperação costuma ser tolerada pelo paciente.
Cirurgia por via aberta
Quando a fratura se desloca e traz desvios entre os segmentos, a abordagem é um pouco diferente. Incisões um pouco maiores são feitas para visualizar a fratura mais detalhadamente, recolocá-la no lugar e promover algum tipo de fixação.
Muitas vezes, a gente também utiliza parafusos e fios que ficam dentro dos ossos para estabilizar essas fraturas.
Logo após a cirurgia, o paciente é mantido imobilizado por um determinado período de tempo, que vai depender das características de cada fratura. Na sequência conforme a cicatrização for atingida, a gente progride para o processo de reabilitação.
Tenossinovite de Quervain: o que é
Conheça as causas, o tratamentos e como prevenir a Tenossinovite de Quervain. E qualquer sinal da patologia, procure seu médico.
O que é Rizartrose?
A Rizartrose é facilmente identificada somente nos casos mais avançados, mas no estágio inicial ela precisa de exames mais específicos. Entenda melhor essa doença que precisa ser tratada, confira!
O que é pseudoartrose do escafoide? Entenda!
Pseudoartrose de escafoide é uma falha na cicatrização de um dos ossos presentes no punho. Descubra quais são as causas, sintomas e como tratar esse tipo de problema!
Por Dr. Fernando Moya.
CRM 112046
Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.
0 comentários