O cisto sinovial se apresenta com uma característica específica em comum: uma nodulação arredondada próxima às articulações, que geralmente surge no punho, no aspecto dorsal, palmar ou eventualmente, nos dedos. Formado pelo extravasamento do líquido sinovial, o cisto é uma pequena saliência que, de alguma forma, pode causar muita dor e desconforto para o indivíduo.
Existem alguns métodos que são empregados para tentar controlar as dores, porém, há casos onde o problema não é resolvido através desses meios mais simples, e por isso é indicada a cirurgia como tratamento.
No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre os tipos de cirurgia existentes, consideradas ótimas opções de tratamento para o cisto sinovial. Acompanhe!
A cirurgia do cisto sinovial é indicada pelo médico especialista em cirurgia de mão quando o uso de medicamentos ou terapias associadas ao controle de dor não apresentaram nenhuma melhora, ou seja, quando o paciente não se adaptou a nenhuma dessas opções.
Geralmente, o procedimento cirúrgico é realizado em ambiente hospitalar, e tem como objetivo a remoção completa do cisto, gerando boas perspectivas de resolução para o problema.
Quando se fala em tratamento de cisto sinovial, é importante lembrar que existem algumas opções de cirurgia, sendo elas a tradicional (por via aberta) e a videoartroscopia.
Como o próprio nome já diz, durante o procedimento é feita uma abertura, uma incisão por cima, geralmente onde a saliência está localizada, e então é removido todo o tecido diferente, ou seja, aquele nódulo que está no dorso do punho, na parte de baixo ou perto dos dedos, inclusive com especial atenção à raiz do cisto. Este deve ser em geral cauterizado para evitarmos a recorrência da queixa.
Esse é um tipo de cirurgia realizado por vídeo, onde os médicos utilizam uma abordagem através de incisões menores. Introduzimos uma câmera dentro da articulação e através de outra incisão são colocados os instrumentais para execução do procedimento.
As câmeras visualizam o problema por dentro da articulação, e o processo de remoção se dá de dentro para fora.
Vale lembrar que, muitas vezes, o tamanho e o tipo de corte, assim como o tempo de recuperação entre as cirurgias, também são diferentes. A cirurgia por videoartroscopia tende a ter uma melhora dos sintomas mais rapidamente e menores incisões.
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico