Início » Cisto sinovial: qual a cirurgia mais indicada?


A imagem mostra o Dr. Fernando Moya olhando para a câmera, sorrindo e de braços cruzados.Dr. Fernando Munhoz Moya
 GoogleMyCitations 
CRM: 112.046
Atualizado em: 24/08/2020 por Dr. Fernando Moya

Cisto sinovial: qual a cirurgia mais indicada?

Após diagnosticar o paciente com cisto sinovial, vai se abrir algumas possibilidades de tratamento, como tratamento conservador, com punção e cirúrgico, modalidades mais comuns de tratamento.

Se o médico especialista chegou à conclusão que o tratamento é cirúrgico, a gente vai dispor de duas modalidades que nos ajudam a fazer a cirurgia.

Tratamento convencional

Existe um método mais convencional que é o método aberto, através das incisões cirúrgicas e cortes da pele sobre a região onde existe o cisto, você faz uma remoção direta de todo o conteúdo da bolsa e faz a cauterização da raiz através de uma visualização direta.

Esse é o método mais comum e mais difundido porque é o mais simples. Do ponto de vista técnico, é mais tranquilo para a maioria de nós executarmos.

A gente não depende de grandes investimentos ou materiais muito delicados para fazermos. A eficiência é comprovadamente muito boa, entre 85 e 90% de bons resultados.

Tratamento artroscópico

Existem casos específicos onde você pode optar pelo caminho de um tratamento artroscópico. Nós vamos utilizar outro tipo de material para atingir o mesmo objetivo.

Importante lembrar que na cirurgia artroscópica a gente vai fazer pequenos cortes na superfície do punho, através de câmeras introduzidas na articulação vamos achar a raiz deste cisto e fazer uma cauterização e remoção de dentro para fora, tendo assim, uma visualização interna da articulação. Em seguida, faremos a remoção desse material por dentro, ou seja, através de uma visualização indireta.

Qual é a melhor forma de tratamento?

Discutir se uma é superior à outra, na verdade, vai muito de como o cirurgião lida com isso ou da experiência que ele tem com cada uma das situações.

Eu já adianto que a maioria dos cirurgiões acaba fazendo por via aberta por ser mais prática, mais simples e com uma eficiência excelente, mas acho que temos que reservar a artroscopia para casos específicos.

Cabe a cada um de nós avaliarmos, entendermos e oferecermos o que achamos que seja mais interessante para cada caso.

2 Comentários

  1. Joselita da Silva

    Estou precisando de fazer uma cirurgia síndrome do tunio de carpo Tem cisto no punho qual o valor da cirugia

    Responder
    • Dr. Fernando Moya

      Olá, Joselita. Para informações sobre valores, pedimos que entre em contato conosco através do telefone ou whatsapp: (11) 3262-1169 | (11) 93800-7157

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

 

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

Fale Conosco

× Agendar Consulta.