Recebemos algumas perguntas em nossas mídias sociais a respeito dos cistos sinoviais. Continue nos acompanhando, pois essas dúvidas podem ser as suas também.
Cistos sinoviais são alterações extremamente benignas e muito comuns. Manifestam-se através de nodulações aumentando o volume na região do punho e da mão. Resumidamente, o cisto é uma bolsa com conteúdo líquido no seu interior.
Esse conteúdo líquido se assemelha ao que nós temos dentro das articulações, e por isso ele ganha o nome de cisto sinovial, sinovial porque se remete às articulações.
Em geral, essas alterações não causam grandes preocupações em relação à malignidade, ou seja, não vão se espalhar e causar outros transtornos, mas podem causar desconforto produzindo dor em determinados movimentos.
A técnica para diluir ou estourar os cistos era utilizada a 100 ou 150 anos, isso porque a descrição do cisto sinovial é muito antiga. Existem vários relatos históricos de técnicas utilizando livros como a bíblia, por exemplo. Algumas pessoas aplicavam uma moeda sobre o cisto e pressionavam até diminuir o volume.
Hoje é possível saber que essas técnicas, além de muito dolorosas, são relativamente ineficazes. Portanto, não tente fazer isso em casa. Não é recomendado pela ciência atual.
Infelizmente, sim. Existem muitos casos onde os cistos têm comportamentos flutuantes, ou seja, o conteúdo líquido aumenta, depois diminui, o cisto desaparece e futuramente volta a surgir.
Estatísticas apontam que a possibilidade de reabsorção espontânea é de 50 a 60% dos casos, ou seja, esse cisto pode sumir sem nenhum tipo de interferência e nunca mais aparecer.
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico