Início » Cistos sinoviais: Dr. Fernando Moya responde


A imagem mostra o Dr. Fernando Moya olhando para a câmera, sorrindo e de braços cruzados.Dr. Fernando Munhoz Moya
 GoogleMyCitations 
CRM: 112.046
Atualizado em: 22/09/2020 por Dr. Fernando Moya

Cistos sinoviais: Dr. Fernando Moya responde

Recebemos algumas perguntas em nossas mídias sociais a respeito dos cistos sinoviais. Continue nos acompanhando, pois essas dúvidas podem ser as suas também.

Cistos sinoviais são benignos ou malignos?

Cistos sinoviais são alterações extremamente benignas e muito comuns. Manifestam-se através de nodulações aumentando o volume na região do punho e da mão. Resumidamente, o cisto é uma bolsa com conteúdo líquido no seu interior.

Esse conteúdo líquido se assemelha ao que nós temos dentro das articulações, e por isso ele ganha o nome de cisto sinovial, sinovial porque se remete às articulações.

Em geral, essas alterações não causam grandes preocupações em relação à malignidade, ou seja, não vão se espalhar e causar outros transtornos, mas podem causar desconforto produzindo dor em determinados movimentos.

Podemos estourar os cistos?

A técnica para diluir ou estourar os cistos era utilizada a 100 ou 150 anos, isso porque a descrição do cisto sinovial é muito antiga. Existem vários relatos históricos de técnicas utilizando livros como a bíblia, por exemplo. Algumas pessoas aplicavam uma moeda sobre o cisto e pressionavam até diminuir o volume.

Hoje é possível saber que essas técnicas, além de muito dolorosas, são relativamente ineficazes. Portanto, não tente fazer isso em casa. Não é recomendado pela ciência atual.

Os cistos podem desaparecer?

Infelizmente, sim. Existem muitos casos onde os cistos têm comportamentos flutuantes, ou seja, o conteúdo líquido aumenta, depois diminui, o cisto desaparece e futuramente volta a surgir.

Estatísticas apontam que a possibilidade de reabsorção espontânea é de 50 a 60% dos casos, ou seja, esse cisto pode sumir sem nenhum tipo de interferência e nunca mais aparecer.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 1 =

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

Fale Conosco

× Agendar Consulta.