Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Cistos sinoviais: Dr. Fernando Moya responde

Atualizado em 11/06/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Recebemos algumas perguntas em nossas mídias sociais a respeito dos cistos sinoviais. Continue nos acompanhando, pois essas dúvidas podem ser as suas também.

Cistos sinoviais são benignos ou malignos?

Cistos sinoviais são alterações extremamente benignas e muito comuns. Manifestam-se através de nodulações aumentando o volume na região do punho e da mão. Resumidamente, o cisto é uma bolsa com conteúdo líquido no seu interior.

Esse conteúdo líquido se assemelha ao que nós temos dentro das articulações, e por isso ele ganha o nome de cisto sinovial, sinovial porque se remete às articulações.

Em geral, essas alterações não causam grandes preocupações em relação à malignidade, ou seja, não vão se espalhar e causar outros transtornos, mas podem causar desconforto produzindo dor em determinados movimentos.

Podemos estourar os cistos?

A técnica para diluir ou estourar os cistos era utilizada a 100 ou 150 anos, isso porque a descrição do cisto sinovial é muito antiga. Existem vários relatos históricos de técnicas utilizando livros como a bíblia, por exemplo. Algumas pessoas aplicavam uma moeda sobre o cisto e pressionavam até diminuir o volume.

Hoje é possível saber que essas técnicas, além de muito dolorosas, são relativamente ineficazes. Portanto, não tente fazer isso em casa. Não é recomendado pela ciência atual.

Os cistos podem desaparecer?

Infelizmente, sim. Existem muitos casos onde os cistos têm comportamentos flutuantes, ou seja, o conteúdo líquido aumenta, depois diminui, o cisto desaparece e futuramente volta a surgir.

Estatísticas apontam que a possibilidade de reabsorção espontânea é de 50 a 60% dos casos, ou seja, esse cisto pode sumir sem nenhum tipo de interferência e nunca mais aparecer.

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 06 / 23
A rizartrose é uma forma de artrose que afeta a articulação da base do polegar, causando dor e dificuldade de movimento. Embora seja comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer devido a traumas anteriores. Neste post, falaremos sobre a dor na base do polegar, explorando a possibilidade de rizartrose como uma das causas, além de outras condições e opções de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 08 / 06 / 23
A luxação de dedos é uma lesão grave caracterizada pelo deslocamento da articulação e a ruptura dos ligamentos, requerendo tratamento médico imediato e cuidados específicos para recuperação adequada. Neste post, vamos falar sobre a luxação de dedos, suas características, tratamento e a importância de buscar atendimento médico adequado. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 68
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico