Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Conheça o grupo de risco e as formas de tratamento da entorse do punho

Atualizado em 24/07/2023
Tempo de leitura: 2 min.

A entorse ou torção do punho, ocorre quando um movimento mais intenso que o normal é realizado na regiãocausando assim o estiramento e lesão dos ligamentos, que fazem conexão entre os ossos do punho (ossos carpais ou do carpo). No post de hoje, falaremos mais sobre este assunto, e explicaremos melhor sobre o grupo de risco, que leva a esse tipo de lesão. Continue nos acompanhando!

Conheça o grupo de risco e as formas de tratamento da entorse do punho | Dr Fernando Moya
Conheça o grupo de risco e as formas de tratamento da entorse do punho 2

As causas da entorse

Geralmente, as causas da entorse do punho envolvem quedas, inclusive durante a prática de esportes. Além disso, atividades repetitivas e com sobrepeso também podem influenciar em uma possível lesão no local.

E os grupos de risco, quais são?

Conforme dissemos anteriormente, os praticantes de atividades esportivas são aqueles que estão mais propensos a sofrer uma torção no punho. E entre os esportes, podemos citar:

Voleibol

Os jogadores de vôlei, geralmente, são bem orientados ao treinar, pois o punho é uma das regiões que mais recebe impactos durante o jogo. Desta forma, principalmente os atletas que são amadores, devem aprender todas as técnicas para evitar o problema.

Basquete

Assim como no vôlei, o basquete também envolve impactos e quedas, e por isso, os jogadores devem ser orientados sobre seu posicionamento ao cair, para prevenir uma possível torção.

Lutas ou artes marciais

Lutas e artes marciais exigem muito da articulação de qualquer atleta, pois apresentam golpes repetitivos e amplos, e a força do impacto dos golpes é intensa, o que pode causar a entorse do punho.

Atividades com bikes, skate ou patins

Pessoas que gostam de andar de bike, skate ou patins precisam estar bem protegidas, porque ao contrário dos outros esportes, o impacto ocorre devido à queda, quando se perde o equilíbrio, e pode até ser mais intenso e mais grave.

Qual o tratamento?

tratamento varia de acordo com a gravidade da lesão. Em geral, a primeira medida a ser tomada é aplicar gelo no local para reduzir o inchaço. São recomendadas, em média de duas a quatro aplicações diárias de 15 a 20 minutos. Também pode ser feito repouso do punho torcido, ou seja, deve-se deixá-lo imóvel com uso de alguma proteção e se possível, mantê-lo elevado até que o inchaço diminua. O tratamento cirúrgico é reservado somente aos casos mais graves, onde as lesões são consideradas potencialmente mais instáveis, portanto, mais propensas a sequelas futuras.

O que achou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo!

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 06 / 23
A rizartrose é uma forma de artrose que afeta a articulação da base do polegar, causando dor e dificuldade de movimento. Embora seja comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer devido a traumas anteriores. Neste post, falaremos sobre a dor na base do polegar, explorando a possibilidade de rizartrose como uma das causas, além de outras condições e opções de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 08 / 06 / 23
A luxação de dedos é uma lesão grave caracterizada pelo deslocamento da articulação e a ruptura dos ligamentos, requerendo tratamento médico imediato e cuidados específicos para recuperação adequada. Neste post, vamos falar sobre a luxação de dedos, suas características, tratamento e a importância de buscar atendimento médico adequado. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 68
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico