Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Dedo em botoeira: Como tratar?

Atualizado em 15/06/2021
Tempo de leitura: 2 min.

O dedo em botoeira é uma deformidade causada por traumatismos, e que precisa ser tratado o mais breve possível. Esse tipo de problema, chamado também de lesão do tendão extensor central, é o que faz com que o dedo não possa ser esticado, e leva a articulação interfalângica proximal a uma flexão, e a extensão da interfalângica distal.

Esse tendão costuma se lesionar com facilidade, principalmente quando se trata de um dedo que já foi flexionado à força. Por isso, é fundamental consultar o médico especialista para que ele recomende o tratamento adequado. Quanto mais cedo for tratada a doença, mais rápida será a recuperação.

Ao fundo da imagem, há duas mãos.
Dedo em botoeira: Como tratar? 2

Formas de tratamento:

O tratamento do dedo em botoeira pode ser realizado logo após o diagnóstico, evitando assim que o problema se torne algo ainda mais grave. A lesão do tendão extensor, inicialmente, é tratada através da colocação de uma tala, para imobilizar a região afetada.

O ideal é que a tala seja utilizada por até seis semanas, se o paciente for jovem, ou três semanas, caso o paciente já tenha a idade avançada. Após esse período, deve-se usar uma tala noturna, por precaução, por ate quatro semanas.

Veja o conteúdo completo sobre: Dedo em botoeira.

Outra alternativa de tratamento é por meio de cirurgia, que poderá melhorar a dor e a mobilidade do dedo em botoeira, porém, não corrigirá a deformidade, apenas amenizará. Em casos mais sérios (ou crônicos), o uso de órteses também pode ser recomendado pelo médico.

O que achou do post de hoje? Deixe seu comentário

Compartilhe nas redes sociais!

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 06 / 23
A rizartrose é uma forma de artrose que afeta a articulação da base do polegar, causando dor e dificuldade de movimento. Embora seja comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer devido a traumas anteriores. Neste post, falaremos sobre a dor na base do polegar, explorando a possibilidade de rizartrose como uma das causas, além de outras condições e opções de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 08 / 06 / 23
A luxação de dedos é uma lesão grave caracterizada pelo deslocamento da articulação e a ruptura dos ligamentos, requerendo tratamento médico imediato e cuidados específicos para recuperação adequada. Neste post, vamos falar sobre a luxação de dedos, suas características, tratamento e a importância de buscar atendimento médico adequado. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 68
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico