Início »
Dr. Fernando Munhoz Moya
GoogleMyCitations
CRM: 112.046
Atualizado em: 25/08/2020 por Dr. Fernando Moya
Dedo em botoeira: Como tratar?

O dedo em botoeira é uma deformidade causada por traumatismos, e que precisa ser tratado o mais breve possível. Esse tipo de problema, chamado também de lesão do tendão extensor central, é o que faz com que o dedo não possa ser esticado, e leva a articulação interfalângica proximal a uma flexão, e a extensão da interfalângica distal.
Esse tendão costuma se lesionar com facilidade, principalmente quando se trata de um dedo que já foi flexionado à força. Por isso, é fundamental consultar o médico especialista para que ele recomende o tratamento adequado. Quanto mais cedo for tratada a doença, mais rápida será a recuperação.
Formas de tratamento:
O tratamento do dedo em botoeira pode ser realizado logo após o diagnóstico, evitando assim que o problema se torne algo ainda mais grave. A lesão do tendão extensor, inicialmente, é tratada através da colocação de uma tala, para imobilizar a região afetada.
O ideal é que a tala seja utilizada por até seis semanas, se o paciente for jovem, ou três semanas, caso o paciente já tenha a idade avançada. Após esse período, deve-se usar uma tala noturna, por precaução, por ate quatro semanas.
Veja o conteúdo completo sobre: Dedo em botoeira.
Outra alternativa de tratamento é por meio de cirurgia, que poderá melhorar a dor e a mobilidade do dedo em botoeira, porém, não corrigirá a deformidade, apenas amenizará. Em casos mais sérios (ou crônicos), o uso de órteses também pode ser recomendado pelo médico.
2 Comentários
Enviar um comentário
Tenossinovite de Quervain: o que é
Conheça as causas, o tratamentos e como prevenir a Tenossinovite de Quervain. E qualquer sinal da patologia, procure seu médico.
O que é Rizartrose?
A Rizartrose é facilmente identificada somente nos casos mais avançados, mas no estágio inicial ela precisa de exames mais específicos. Entenda melhor essa doença que precisa ser tratada, confira!
O que é pseudoartrose do escafoide? Entenda!
Pseudoartrose de escafoide é uma falha na cicatrização de um dos ossos presentes no punho. Descubra quais são as causas, sintomas e como tratar esse tipo de problema!
Por Dr. Fernando Moya.
CRM 112046
Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.
Estou assim ha 50 dias está inflamado o ortopedista colocou a tala ficou pior inchou precisei tirar é uma dor insuportável e eu não posso tomar tramol e nem codeína passou muito mal. Não sei mais o que fazer para desinflamar e corrigir o dedo o ortopedista disse que não adianta operar. Aceito sugestões. Grata
Olá, Neli. Infelizmente não tenho como opinar sem os exames em mãos e acompanhamento médico pessoalmente.
Abraços.