O dedo em botoeira ocorre com a flexão da interfalangeana proximal, que é a primeira articulação da mão com a extensão da articulação final.
A causa geralmente se dá por uma lesão que atinge o tendão extensor central, por exemplo, traumas, lesões cortantes ou problemas inflamatórios crônicos.
A função do tendão central é esticar a articulação da primeira interfalangeana. Portanto, a lesão causa um desequilíbrio entre as forças dos tendões.
Quando isso ocorre, o corpo tenta encontrar uma compensação, e a que ele encontra é deixar o dedo com essa deformidade chamada de botoeira.
Para confirmar o dedo em botoeira, é preciso realizar exames de radiográfica, ultrassonografia e/ou ressonância para ver se, além da lesão do tendão, houve uma lesão óssea associada e se é parcial ou total. Uma vez diagnosticada, a lesão poderá ser aguda ou crônica.
As lesões agudas têm, geralmente, uma abordagem mais conservadora que dependerá da exposição, por exemplo, se houve um corte ou uma lesão óssea associada, a conduta cirúrgica é indicada.
Nas lesões crônicas, o primeiro passo é começar pelo tratamento mais conservador para tentar mobilizar a articulação que está retraída, e posteriormente será possível analisar se é necessário fazer a cirurgia para completar o tratamento.
O tratamento para dedo em botoeira depende da condição associada, por exemplo, é preciso analisar se existe uma lesão óssea, uma lesão ligamentar ou somente a lesão tendinosa pura.
Se houver somente a lesão tendinosa pura, o tratamento conservador pode ser suficiente, ou seja, o uso de proteção durante três ou quatro semanas, seguido por um processo de reabilitação.
Agora, se a lesão for mais exposta e associada a uma fatura, será preciso realizar um reparo do tendão.
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico