Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Dedo em Martelo: tratamentos

Atualizado em 15/06/2021
Tempo de leitura: 2 min.

O dedo em martelo é aquela lesão que acontece na extremidade dos dedos, principalmente na articulação interfalangeana distal que evolui com aquela deformidade típica de inflexão.

Em geral, essas lesões podem ter algumas diferenças entre si, pode ser uma lesão tendínea pura ou tendínea com o fragmento ósseo. Essa diferença tem que ser bem avaliada para entrar diretamente no ponto do tratamento.

Quando se trata dessas lesões, na avaliação inicial, seria interessante fazer alguns exames, como raio-x e/ou ultrassom. A partir dessas identificações, propor os tratamentos possíveis.

Lesão tendínea pura:

O tratamento da lesão tendínea, que é mais simples envolve apenas a proteção local, durante um período não inferior a sete semanas. É um tratamento prolongado para estimular a cicatrização do tendão, em princípio, para a maioria das lesões se aplica e tem bons resultados.

Em alguns casos particulares de lesões mais extensas, eventualmente pode ser indicado alguma cirurgia corretiva que, no caso, passaria por um processo de fixação articular ou um reparo do tendão. Dependendo da extensão dessa lesão, pode ser necessária uma cirurgia.

Veja o conteúdo completo sobre: Dedo em Martelo.

Lesão de fragmento ósseo:

O tratamento das lesões de fragmento ósseo dependerá do tipo de lesão que tiver. Com pequenas lesões e fragmentos ósseos de minutos, muitas vezes o tratamento mais simples também pode ser suficiente para resolver esse tipo de problema.

O tratamento é muito parecido com a lesão tendínea pura, ou seja, proteção local com tala ou órtese durante um período de seis a sete semanas. Na sequência, um acompanhamento de reabilitação.

Se houver um fragmento mais extenso, um pedaço maior da articulação que tiver sofrido por fratura, pode ser necessário uma correção cirúrgica. Nesse caso, você poderá fazer uma fixação diretamente do fragmento ou uma redução indireta através de alguns pinos ou parafusos. Com isso, você restabelecerá a articulação e a cicatrização acontecerá.

Nesse processo, o tempo de repouso é importante, cerca de quatro a seis semanas de imobilização com tala ou órtese, e depois destes procedimentos, a reabilitação também será necessária.

Basicamente, esses são os tipos de lesão e cada um possui um tratamento.

O que achou do vídeo de hoje? Deixe seu comentário!

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 06 / 23
A rizartrose é uma forma de artrose que afeta a articulação da base do polegar, causando dor e dificuldade de movimento. Embora seja comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer devido a traumas anteriores. Neste post, falaremos sobre a dor na base do polegar, explorando a possibilidade de rizartrose como uma das causas, além de outras condições e opções de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 08 / 06 / 23
A luxação de dedos é uma lesão grave caracterizada pelo deslocamento da articulação e a ruptura dos ligamentos, requerendo tratamento médico imediato e cuidados específicos para recuperação adequada. Neste post, vamos falar sobre a luxação de dedos, suas características, tratamento e a importância de buscar atendimento médico adequado. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 68
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico