Doenças reumatológicas: o que são e tratamento

O que são as doenças reumatológicas?

As doenças reumatológicas podem acometer articulações, tendões e a parte muscular. Em geral, possuem uma origem em nosso sistema de defesa e, normalmente, são chamadas de doenças autoimunes. Elas causam processos irritativos, inflamatórios e não raro acometem o sistema osteomuscular.

Na minha área, ou seja, na cirurgia de mão, nós temos muitos desdobramentos dessas patologias, principalmente em articulações. Nós percebemos pacientes com deformidades, dores articulares nas pequenas juntas dos dedos ou até mesmo articulações maiores, como nos punhos.

Existem pacientes que apresentam irritações tendíneas, inflamações desses conjuntos tendinosos, às vezes até levando à ruptura a depender da extensão da lesão e tem acometimento no campo muscular ou articular, como outras patologias.

 

Tratamento

O principal da nossa discussão, em um primeiro momento, talvez seja esclarecer que as doenças reumatológicas têm como primeira linha de tratamento a parte clínica, ou seja, o reumatologista ou clínico geral são quem comanda as ações inicialmente.

Nós da ortopedia e da cirurgia de mão acabamos ficando num segundo plano, a nossa atuação é mais a fim de corrigir determinadas situações que com a parte clínica acabam não sendo suficientes.

Não raros são os casos que a gente precisa fazer cirurgias um pouco mais agressivas, cirurgias que incluem às vezes fusões e sutura de tendões. Isso, caso a caso, a gente acaba discutindo, mas o nosso papel aqui é mais de salvação do que tratamento específico.

Veja também: Lesões que levam à cirurgia de mão.

Se você ou alguém que conhece tem doenças reumatológicas e acometimento dos segmentos das mãos, é fundamental que tenha um acompanhamento com o reumatologista. Se caso haja necessidade e tenha algum desdobramento de maior intensidade ou que não seja possível controlar através de métodos mais simples, a cirurgia de mão pode com certeza lhe ajudar.

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Share This
WhatsApp Agende sua consulta