Dor na borda ulnar do punho

Atualizado em: 01/06/2021 por Dr. Fernando Moya -CRM 112046

5 minutos

[wpseo_breadcrumb]

Olá eu sou o Dr Fernando Moya, especialista em cirurgia de mão. E hoje nós vamos bater um papo sobre as dores da borda ulnar do punho.

Introdução do Texto

O que é a borda ulnar do punho?

Em primeiro lugar, o que é a borda ulnar do punho? Essa é a região ulnar, porque é região ulnar?

Ela fica no espaço correspondente a nossa ulna que um dos componentes do antebraço, e a borda ulnar do punho é importante, porque é o centro de rotação do nosso antebraço.

Então muito da estabilização e a possibilidade de realização do movimento de rotação no punho, é dado por um complexo de estruturas, de tendões e ligamentos que permitem que a gente faça o movimento de rotação. E eles estão centrados basicamente nessa região aqui do punho.

A borda ulnar do punho tem por característica a rotação e algum componente de deslocamento lateral do punho, mas primordialmente a rotação. Quando nós falamos de dor na borda ulnar, estamos pensando em dores que vem com o processo de rotação.

O que pode gerar a dor ulnar do punho?

Tem uma série de estruturas, como eu falei que podem estar comprometidas. Se você teve um acidente, uma queda, um trauma, você pode ter uma ruptura de ligamentos, você pode ter uma lesão de tendões, fraturas ou sequelas de fraturas que atrapalham a harmonia, o conjunto nesse setor, gerando dor. Às vezes não necessariamente por mecanismos traumáticos, mas por processos de repetição de atividade, de esforços, de pequenas atividades não traumáticas e também gerar o processo inflamatório e, portanto dor na região. Como, por exemplo, uma coisa que é bem típica e que não é necessariamente traumática são as tendinites do extensor ulnar do carpo, que é um tendão que cruza justamente este setor aqui e ele vai estabilizar o movimento de rotação e quando você tem uma inflamação, quando você tem um processo irritativo nela, vai causar bastante desconforto nesse setor.

Grosseiramente podemos falar que você terá as dores da borda ulnar causadas muitas vezes por acidentes, por traumas, pancadas e você tem do outro lado as dores causadas por lesões tendinosas, ou seja, por tendinite, por irritações, ou até por processo degenerativo que também acometem a região.

Existe uma terceira via que também causa dores na região ulnar, que são as sequelas de lesões antigas, que causam deformidade na região, às vezes por características também próprias do corpo, existe uma desigualdade em que o tamanhos dos ossinhos dos do rádio da ulna, podendo causar impactos na região do punho e também acaba causando dor.

Como é que identificamos o problema?

Geralmente através de alguns exames como:

  • Radiografias
  • Ressonâncias magnéticas
  • Ou até mesmo às vezes por um ultrassom

Pode ser suficiente, ou pode nos dar indícios suficientes para o que queremos saber. Obviamente tudo vai passar por uma avaliação clínica cuidadosa, porque essa é uma região de bastante dificuldade no acesso, às vezes você vai precisar complementar com um desses exames que eu citei.

Esse vídeo é bem geral, sobre a dor Ulnar do Punho. Se você tem alguma dúvida, uma questão deixe aqui nos comentários.

Sobre o Autor

Sou Fernando Munhoz Moya Ortopedista CRM 112046 graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2003.
0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − onze =

Últimos Posts

Doença de Preiser

Doença de Preiser

A Doença de Preiser é muito rara e não se sabe qual sua causa, por isso o tratamento não é único, precisa ser diagnosticado caso a caso. Veja o que o Dr. Fernando Moya tem a dizer.

ler mais
× Agendar Consulta.