Início » Dor ulnar: causas, diagnóstico e tratamento


A imagem mostra o Dr. Fernando Moya olhando para a câmera, sorrindo e de braços cruzados.Dr. Fernando Munhoz Moya
 GoogleMyCitations 
CRM: 112.046
Atualizado em: 05/10/2020 por Dr. Fernando Moya

Dor ulnar: causas, diagnóstico e tratamento

Dor ulnar é a dor que atinge a região ulnar do punho, responsável pelos movimentos de rotação desse local, essa é sua a função primordial.

Quando o paciente está com dor nessa região, podemos pensar nas doenças que podem estar causando esse desconforto. Existem desde as doenças mais simples, até àquelas mais complicadas.

O que causa a dor ulnar?

A dor associada a um trauma pode estar relacionada às fraturas, por exemplo, a fratura do processo estiloide, e lesões dos ossos do punho, principalmente na região piramidal.

Além disso, a dor também pode estar associada às lesões ligamentares, que podem ser parciais ou totais com desestabilidades nesse setor.

Existem outras possibilidades relacionadas às processos degenerativos, inflamação de tendões e musculatura. Esses casos são de lesões mais crônicas, ou seja, lesões do dia a dia.

Como diagnosticar e tratar a dor ulnar

Em geral, a dor do setor ulnar do punho merece uma investigação adequada com exames complementares para entender melhor essa questão.

Portanto, não podemos descartar a radiografia, ultrassonografia, ou até mesmo a ressonância magnética. A partir do diagnóstico adequado, podemos propor um tratamento.

Nas lesões agudas, principalmente aquelas associadas às traumas, podemos pensar em um tratamento mais conservador utilizando, por exemplo, imobilização e/ou reabilitação. Nas lesões crônicas, o fortalecimento, alongamento e melhoria de postura podem ajudar bastante!

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe com amigos e familiares.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

Fale Conosco

× Agendar Consulta.