Entenda as principais causas da lesão do tendão flexor

Atualizado em: 21/04/2021 por Dr. Fernando Moya -CRM 112046

3 minutos

Início » Entenda as principais causas da lesão do tendão flexor

Composto por uma estrutura fibrosa e flexível, que possui uma cor esbranquiçada, o tendão tem o objetivo de proporcionar mobilidade para as articulações, além de transmitir força de contração. Continue nos acompanhando para saber mais informações, e entender as principais causas da lesão do tendão flexor.

A imagem mostra uma mão com a palma aberta, virada para cima.

O que causa a lesão do tendão flexor?

Geralmente, as práticas consideradas como as principais causas da lesão do tendão flexor, são os traumas cortantes, como com o uso de facas de cozinha.

Além destas, a realização de atividades esportivas, que podem gerar uma grande tensão, está entre as principais causas do problema. Durante a prática de atividades como handebol, rugby ou artes marciais, o indivíduo está mais propenso a sofrer esse tipo de lesão.

E para completar essa lista, temos as doenças inflamatórias, que também estão associadas ao processo degenerativo do tendão e portanto podem levar ao mesmo desfecho.

Relacionados ao tema

E quais são os sintomas?

Não poderíamos deixar de citar os sintomas da lesão do tendão flexor. Entre os sinais mais frequentes, estão:

 Articulações sem mobilidade – principalmente para o movimento de dobra ( seja de dedos ou punho)
 Dor intensa na região lesionada, que pode variar de acordo com a extensão da lesão.

Podem surgir também outros sintomas, tais como hipersensibilidade ou sensação de formigamento, e dependendo do tipo de corte e da profundidade, sangramento abundante, devido à proximidade existente nas estruturas tendíneas, com os ramos nervosos ou vasos sanguíneos.

É importante lembrar que, o tratamento feito pelo médico especialista em cirurgia da mão, é fundamental para que o paciente tenha uma recuperação completa, e consiga alcançar uma boa cicatrização, evitando maiores consequências.

Sobre o Autor

Sou Fernando Munhoz Moya Ortopedista CRM 112046 graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2003.
0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − 1 =

Últimos Posts

Doença de Preiser

Doença de Preiser

A Doença de Preiser é muito rara e não se sabe qual sua causa, por isso o tratamento não é único, precisa ser diagnosticado caso a caso. Veja o que o Dr. Fernando Moya tem a dizer.

ler mais
× Agendar Consulta.