A entorse em geral é caracterizada pelas lesões que acometem as estruturas ligamentares, podendo provocar a limitação dos movimentos.
No post de hoje, falaremos mais sobre esse assunto, explicando os sintomas e as melhores formas de tratamento. Continue nos acompanhando.
De modo geral, o conceito de entorse de dedo é aplicado às lesões que acometem primariamente os ligamentos – estruturas essas que permitem e mantém a possibilidade de movimento articular.
O problema acontece por conta de movimentos bruscos ou pancadas fortes sofridas pelo indivíduo. Situação esta que pode interferir nas atividades diárias, e até mesmo, limitar os movimentos.
Um dos principais sintomas de entorse de dedos é a dor que surge na região afetada. Além disso, o indivíduo pode apresentar também:
Outros sinais preocupantes, e que merecem mais atenção, pois podem gerar uma sensação de insegurança ao pegar um determinado objeto, como um copo ou caneca, são: fraqueza e instabilidade.
Ainda há casos onde podem surgir hematomas na região, mostrando que a região foi lesionada.
O ideal, ao notar qualquer um destes sintomas, é consultar o médico ortopedista especialista em cirurgia da mão, uma vez que este será o profissional que identificará o diagnóstico e poderá sugerir exames complementares para confirmar o problema.
Entre as principais táticas para o diagnóstico, podemos destacar o exame físico, para identificar a dor no dedo e suas características. Além de radiografias, ou até mesmo, outros exames de imagem para confirmar a fratura.
O tratamento da entorse de dedo varia de acordo com a extensão que a lesão apresenta. É comum que, nas lesões mais simples, o médico indique apenas o uso de uma tala imobilizadora. Desta forma, o ligamento poderá cicatrizar em uma correta posição.
Para diminuir o desconforto e as dores, também são indicados ao paciente:
A última alternativa indicada pelo médico é a cirurgia reparadora. Esse processo, considerado invasivo, é utilizado apenas quando ocorre alguma ruptura grave. Isto é, quando o caso do paciente apresenta um potencial de instabilidade para articulação. Então, é realizado o procedimento cirúrgico, para evitar sequelas.
Também podem acontecer alguns casos onde, mesmo após algumas semanas de tratamento, ou até mesmo sem tratar, o ligamento não cicatrizar. Assim, o cirurgião de mão precisará reconstruir os ligamentos rompidos por meio da cirurgia.
É importante lembrar que, logo após a entorse no dedo polegar, ao perceber os sintomas, o médico ortopedista especialista em cirurgia da mão deverá ser consultado o quanto antes. Adiar a visita ou se automedicar, sem prescrição, poderá piorar estágio da lesão.
Você já sofreu com a entorse do dedo? Qual foi a forma de tratamento utilizada? Deixe nos comentários!
Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais!
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico