Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Entorse de dedos: Quais os sintomas e tratamento?

Atualizado em 11/06/2021
Tempo de leitura: 3 min.

A entorse em geral é caracterizada pelas lesões que acometem as estruturas ligamentares, podendo provocar a limitação dos movimentos.

No post de hoje, falaremos mais sobre esse assunto, explicando os sintomas e as melhores formas de tratamento. Continue nos acompanhando.

A imagem mostra uma mão segurando a outra mão.

Causas da entorse de dedos

De modo geral, o conceito de entorse de dedo é aplicado às lesões que acometem primariamente os ligamentos – estruturas essas que permitem e mantém a possibilidade de movimento articular.

O problema acontece por conta de movimentos bruscos ou pancadas fortes sofridas pelo indivíduo. Situação esta que pode interferir nas atividades diárias, e até mesmo, limitar os movimentos.

E quais são os sintomas?

Um dos principais sintomas de entorse de dedos é a dor que surge na região afetada. Além disso, o indivíduo pode apresentar também:

  • Inchaço;
  • Limitação do movimento

Outros sinais preocupantes, e que merecem mais atenção, pois podem gerar uma sensação de insegurança ao pegar um determinado objeto, como um copo ou caneca, são: fraqueza e instabilidade.

Ainda há casos onde podem surgir hematomas na  região, mostrando que a região foi lesionada.

O ideal, ao notar qualquer um destes sintomas, é consultar o médico ortopedista especialista em cirurgia da mão, uma vez que este será o profissional que identificará  o diagnóstico e poderá sugerir exames complementares para confirmar o problema.

Entre as principais táticas para o diagnóstico, podemos destacar o exame físico, para identificar a dor no dedo e suas características. Além de radiografias, ou até mesmo, outros exames de imagem para confirmar a fratura.

Como tratar a entorse de dedo?

O tratamento da entorse de dedo varia de acordo com a extensão que a lesão apresenta. É comum que, nas lesões mais simples, o médico indique apenas o uso de uma tala imobilizadora. Desta forma, o ligamento poderá cicatrizar em uma correta posição.

Para diminuir o desconforto e as dores, também são indicados ao paciente:

  • Medicamentos;
  • Sessões de fisioterapia.

A última alternativa indicada pelo médico é a cirurgia reparadora. Esse processo, considerado invasivo, é utilizado apenas quando ocorre alguma ruptura grave. Isto é, quando o caso do paciente apresenta um potencial de instabilidade para articulação. Então, é realizado o procedimento cirúrgico, para evitar sequelas.

Também podem acontecer alguns casos onde, mesmo após algumas semanas de tratamento, ou até mesmo sem tratar, o ligamento não cicatrizar. Assim, o cirurgião de mão precisará reconstruir os ligamentos rompidos por meio da cirurgia.

É importante lembrar que, logo após a entorse no dedo polegar, ao perceber os sintomas, o médico ortopedista especialista em cirurgia da mão deverá ser consultado o quanto antes. Adiar a visita ou se automedicar, sem prescrição, poderá piorar estágio da lesão.

Você já sofreu com a entorse do dedo? Qual foi a forma de tratamento utilizada? Deixe nos comentários!

Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais!

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 06 / 23
A rizartrose é uma forma de artrose que afeta a articulação da base do polegar, causando dor e dificuldade de movimento. Embora seja comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer devido a traumas anteriores. Neste post, falaremos sobre a dor na base do polegar, explorando a possibilidade de rizartrose como uma das causas, além de outras condições e opções de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 08 / 06 / 23
A luxação de dedos é uma lesão grave caracterizada pelo deslocamento da articulação e a ruptura dos ligamentos, requerendo tratamento médico imediato e cuidados específicos para recuperação adequada. Neste post, vamos falar sobre a luxação de dedos, suas características, tratamento e a importância de buscar atendimento médico adequado. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 68
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico