Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Exercício para lesão do tendão extensor do polegar

Atualizado em 14/06/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Pergunta levantada em nosso canal do Youtube:

Um paciente sofreu uma lesão no tendão extensor, neste caso, lesão do tendão extensor do polegar. Ele sente um pouco de desconforto e queria algumas orientações do pós-operatório.

Reabilitação para a lesão de tendão extensor do polegar

Em primeiro lugar, as lesões do tendão extensor possuem uma grande variedade de tipos e localizações. Variam desde a pontinha do dedo, principalmente o dedo em martelo não ósseo localizado no tendão extensor final, até o antebraço.

Portanto, as lesões do dedo em martelo tendinoso, por exemplo, existe uma conduta de proteção por um tempo prolongado para promover a cicatrização. Ou seja, a reabilitação vai ficar muito mais tardia e o processo de recuperação mais adiante.

Enquanto outros tipos de lesão, por exemplo, de setores mais próximos da mão e do punhorealizamos a mobilização de uma maneira mais breve. Dependendo da localização e do tipo de lesão, às vezes você vai acelerar esse processo de reabilitação, e às vezes, você vai preservar um pouco mais para permitir uma cicatrização adequada.

O que a gente sabe é que para muitas lesões tendinosas, ao redor de três a quatro semanas já existe uma cicatriz em formação e uma boa aderência do tecido de reparo ao redor do tendão, mas ao mesmo tempo já começam a ver os primeiros casos de rupturas, ou seja, de soltura das lesões.

Principalmente nas lesões que a gente fala nos setores mais próximos da mão e punho, a gente tem certa liberdade para começar a mobilizar a partir da segunda semana, às vezes a partir de dez dias, mas tem que tomar alguns cuidados para não abusar muito e favorecer essa ruptura dos pontinhos que são dados nos tendões.

Então, para cada lesão terá um protocolo adequado de tratamento, de repouso, de proteção e de exercícios específicos.

Cuidados pós-lesão de tendão extensor do polegar

Tenha cuidado com a cicatriz e controle os inchaços, para isso, massageie a fim de não criar alguma aderência.

Quando começamos a introduzir a fisioterapia na reabilitação, começamos a pôr em prática as atividades de analgesia para reduzir o processo doloroso. Cada caso terá a sua liberação para a recuperação de movimentação em um tempo adequado de acordo o protocolo.

Vale sempre lembrar que cada lesão precisa ser individualizada. Cada paciente tem que ser bem analisado para poder sugerir um tempo de reabilitação e o tipo adequado para cada caso

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 06 / 23
A rizartrose é uma forma de artrose que afeta a articulação da base do polegar, causando dor e dificuldade de movimento. Embora seja comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer devido a traumas anteriores. Neste post, falaremos sobre a dor na base do polegar, explorando a possibilidade de rizartrose como uma das causas, além de outras condições e opções de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 08 / 06 / 23
A luxação de dedos é uma lesão grave caracterizada pelo deslocamento da articulação e a ruptura dos ligamentos, requerendo tratamento médico imediato e cuidados específicos para recuperação adequada. Neste post, vamos falar sobre a luxação de dedos, suas características, tratamento e a importância de buscar atendimento médico adequado. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 68
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico