O dedo em gatilho, conhecido também como tenossinovite estenosante, é um problema que ocorre quando existe uma inflamação dentro do tendão de um dos dedos, e isso faz com que ele fique dobrado de maneira repentina e involuntária. Quando a situação é mais grave, o dedo fica preso numa posição de dobra, bastante desconfortável.
E para tratar o problema, existem alguns exercícios específicos que servem para fortalecer os músculos extensores da mão, principalmente o dedo que foi afetado, o que irá contrariar o movimento natural causado pelo dedo em gatilho.
Os exercícios para tratar o dedo em gatilho (veja o conteúdo completo sobre dedo em gatilho, clicando aqui) são muito importantes, pois geralmente os músculos flexores, que são responsáveis pela dobra dos dedos, se tornam mais fortes e enfraquecem os extensores, gerando o desequilíbrio muscular.
Antes de iniciar os exercícios, é importante realizar uma massagem no dedo afetado, para que o fluxo de sangue seja facilitado, e ao mesmo tempo, a articulação seja lubrificada. Deve-se preparar o local esfregando suavemente, utilizando movimentos circulares por até 3 minutos.
Todos os exercícios devem ser realizados lentamente, e caso apareçam sinais de dor, o indivíduo precisa fazer uma pausa no mesmo momento. Para aquecer os tendões e aliviar a rigidez da mão, pode ser utilizada uma bacia de água morna. Isso evitará o surgimento de dores mais fortes.
O que achou do post de hoje? Deixe seu comentário!
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico