Exercícios para tratar o dedo em gatilho

 

O que é dedo em gatilho

O dedo em gatilho, conhecido também como tenossinovite estenosante, é um problema que ocorre quando existe uma inflamação dentro do tendão de um dos dedos, e isso faz com que ele fique dobrado de maneira repentina e involuntária. Quando a situação é mais grave, o dedo fica preso numa posição de dobra, bastante desconfortável.

E para tratar o problema, existem alguns exercícios específicos que servem para fortalecer os músculos extensores da mão, principalmente o dedo que foi afetado, o que irá contrariar o movimento natural causado pelo dedo em gatilho.

 

A importância dos exercícios

Os exercícios para tratar o dedo em gatilho (veja o conteúdo completo sobre dedo em gatilho, clicando aqui) são muito importantes, pois geralmente os músculos flexores, que são responsáveis pela dobra dos dedos, se tornam mais fortes e enfraquecem os extensores, gerando o desequilíbrio muscular.

Antes de iniciar os exercícios, é importante realizar uma massagem no dedo afetado, para que o fluxo de sangue seja facilitado, e ao mesmo tempo, a articulação seja lubrificada. Deve-se preparar o local esfregando suavemente, utilizando movimentos circulares por até 3 minutos.

 

Como fazer os exercícios?

  • Coloque a mão com o dedo afetado em uma superfície plana, e levante o dedo o máximo que conseguir, mantendo um alongamento nesta mesma posição, por ao menos 30 segundos. Esse exercício precisa ser repetido de 3 a 5 vezes.

 

  • Coloque um elástico de borracha em volta dos dedos. Em seguida, force os dedos para abrir a mão, até que o elástico seja esticado. Logo após, volte lentamente para a posição inicial. Esse exercício pode ser feito até 15 vezes.

 

  • Colocar uma massinha debaixo da mão e tentar esticá-la, procurando manter os dedos esticados e, se possível, repetindo o mesmo exercício por até 2 minutos.

 

Todos os exercícios devem ser realizados lentamente, e caso apareçam sinais de dor, o indivíduo precisa fazer uma pausa no mesmo momento. Para aquecer os tendões e aliviar a rigidez da mão, pode ser utilizada uma bacia de água morna. Isso evitará o surgimento de dores mais fortes.

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

CRM 112.046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

2 Comentários

  1. Inez zanin campos

    Obrigada dr pelas dicas foi muito importante para meu esposo que tem esse problema no dedão da mão obrigada
    Deus abencoe o Sr e sua equipe 🙏🙏🕊🕊

    Responder
    • Dr. Fernando Moya

      Muito obrigado pela consideração, Inez! Fico feliz por estar ajudando as pessoas levando informações válidas. Igualmente.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Share This
WhatsApp Agende sua consulta