Sabemos que nossas mãos e punhos estão constantemente sujeitos a sofrerem com lesões, tais como luxação, contusão e entorse. Problemas como estes podem surgir durante a prática de exercícios físicos, o trabalho ou até mesmo, cumprindo tarefas do dia a dia. E todas essas condições precisam de um diagnóstico específico.
Mas, esses termos ainda causam certa confusão, seja com relação ao seu conceito ou aos seus sintomas. E vamos explicar para vocês quais são as diferenças entre entorse, luxação e contusão.
A contusão é um tipo de lesão que apresenta uma gravidade menor do que o entorse, pois não provoca grandes danos e não afeta a estrutura dos ossos nem dos ligamentos. Esse é um problema que ocorre de maneira mais superficial, atingindo os tecidos moles, tais como a pele, a camada de gordura, musculatura e vasos sanguíneos.
A contusão pode ser desencadeada por um trauma ou uma pancada, quando você bate a perna ou o braço em algum lugar, e a região fica dolorida por um tempo.
É difícil encontrar um indivíduo que nunca tenha sofrido com uma contusão, e com certeza isso já aconteceu com você ou com alguma pessoa próxima. Os principais sintomas geralmente são: dor, inchaço, vermelhidão, hematomas e sensação de calor na região afetada. Dependendo da intensidade, esses incômodos poderão ser bem leves.
Conforme dito anteriormente, as mãos e punhos tendem a sofrer com determinadas lesões, e uma delas é o entorse. Entorse é um movimento atípico, conhecido popularmente como torção, que pode lesionar os ligamentos das articulações, e como consequência, pode ocorrer uma ruptura parcial ou total.
Quando o indivíduo sofre um entorse, ele sente dor no local da lesão, além disso, pode haver também a formação de edema e vermelhidão na pele. A região lesionada fica mais sensível, que muitas vezes levará à dificuldade para realizar movimentos.
A luxação acontece nas articulações, sendo caracterizada pelo deslocamento de um osso em relação ao vizinho, que se posicionam de maneira incorreta e impedem o indivíduo de realizar movimentos. Essa lesão pode ocorrer em função de algum movimento brusco, uma pancada, um acidente, uma queda ou outra situação que venha a forçar a articulação, e faz com que os ossos se desencontrem e por consequência a articulação se desloque.
A luxação é responsável por sintomas como: dor intensa na articulação, inchaço, hematomas, deformidade e, conforme dito anteriormente, limitação dos movimentos.
Agora você já sabe um pouco mais sobre quais são as diferenças entre entorse, contusão e luxação, fique atento aos sintomas e não deixe de consultar o médico ortopedista especialista em mãos.
O que achou post de hoje? Deixe seu comentário!
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico