Existe diferença entre entorse, contusão e luxação?

Atualizado em: 18/03/2021 por Dr. Fernando Moya -CRM 112046

4 minutos

Início » Existe diferença entre entorse, contusão e luxação?

Sabemos que nossas mãos e punhos estão constantemente sujeitos a sofrerem com lesões, tais como luxação, contusão e entorse. Problemas como estes podem surgir durante a prática de exercícios físicos, o trabalho ou até mesmo, cumprindo tarefas do dia a dia. E todas essas condições precisam de um diagnóstico específico.

Mas, esses termos ainda causam certa confusão, seja com relação ao seu conceito ou aos seus sintomas. E vamos explicar para vocês quais são as diferenças entre entorse, luxação e contusão.

Ao fundo da imagem, há uma mão enfaixada.

A contusão

A contusão é um tipo de lesão que apresenta uma gravidade menor do que o entorse, pois não provoca grandes danos e não afeta a estrutura dos ossos nem dos ligamentos. Esse é um problema que ocorre de maneira mais superficial, atingindo os tecidos moles, tais como a pele, a camada de gordura, musculatura e vasos sanguíneos.

A contusão pode ser desencadeada por um trauma ou uma pancada, quando você bate a perna ou o braço em algum lugar, e a região fica dolorida por um tempo.

Os Sintomas da contusão

É difícil encontrar um indivíduo que nunca tenha sofrido com uma contusão, e com certeza isso já aconteceu com você ou com alguma pessoa próxima. Os principais sintomas geralmente são: dor, inchaço, vermelhidão, hematomas e sensação de calor na região afetada. Dependendo da intensidade, esses incômodos poderão ser bem leves.

Relacionados ao tema

O entorse

Conforme dito anteriormente, as mãos e punhos tendem a sofrer com determinadas lesões, e uma delas é o entorse. Entorse é um movimento atípico, conhecido popularmente como torção, que pode lesionar os ligamentos das articulações, e como consequência, pode ocorrer uma ruptura parcial ou total.

Os sintomas da entorse

Quando o indivíduo sofre um entorse, ele sente dor no local da lesão, além disso, pode haver também a formação de edema e vermelhidão na pele. A região lesionada fica mais sensível, que muitas vezes levará à dificuldade para realizar movimentos.

A luxação

A luxação acontece nas articulações, sendo caracterizada pelo deslocamento de um osso em relação ao vizinho, que se posicionam de maneira incorreta e impedem o indivíduo de realizar movimentos. Essa lesão pode ocorrer em função de algum movimento brusco, uma pancada, um acidente, uma queda ou outra situação que venha a forçar a articulação, e faz com que os ossos se desencontrem e por consequência a articulação se desloque.

Os sintomas da luxação

luxação é responsável por sintomas como: dor intensa na articulação, inchaço, hematomas, deformidade e, conforme dito anteriormente, limitação dos movimentos.

Agora você já sabe um pouco mais sobre quais são as diferenças entre entorse, contusão e luxação, fique atento aos sintomas e não deixe de consultar o médico ortopedista especialista em mãos.

O que achou post de hoje? Deixe seu comentário!

Sobre o Autor

Sou Fernando Munhoz Moya Ortopedista CRM 112046 graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2003.
0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 6 =

Últimos Posts

Doença de Preiser

Doença de Preiser

A Doença de Preiser é muito rara e não se sabe qual sua causa, por isso o tratamento não é único, precisa ser diagnosticado caso a caso. Veja o que o Dr. Fernando Moya tem a dizer.

ler mais
× Agendar Consulta.