Tudo faz parte do instinto humano: em situações de muito dor, é um costume ficar de mãos dadas com uma pessoa para que ela sinta mais segurança e conforto, seja na hora de tomar uma vacina, seja no momento de receber um diagnóstico importante, e até mesmo, durante o parto.
Pesquisadores do Instituto de Ciência Cognitiva da Universidade do Colorado concluíram, através de estudos, que agarrar tudo o que passa pela palma da mão é um reflexo que vem desde o útero, e por isso é tão comum que gêmeos sejam vistos de mãos dadas ainda na barriga da mãe.
Continuem acompanhando este artigo para mais informações sobre este tema, e para saber de que forma estar de mãos dadas ajuda a reduzir a percepção de dor em qualquer pessoa.
Conforme dito anteriormente, foi realizada uma pesquisa pelo Instituto de Ciência Cognitiva da Universidade do Colorado, que contou com 22 casais jovens, equipados com toucas de eletroencefalograma, e monitorados em cenários diferentes: sentados juntos sem encostar um no outro, sentados em salas separadas, e sentados de mãos dadas.
Em seguida, foram incluídos estímulos de dor, através de uma barra de metal aquecida a 43º, 45º e 47º C graus, pressionada contra o braço das mulheres. O processo foi repetido nos três cenários, e a cada rodada, eles precisavam dizer qual seria a intensidade da dor que sentiam.
Ao final, analisando os dados do eletroencefalograma, o estudo mostrou que, quanto mais próximos os casais estavam, mais semelhantes eram os padrões de ondas cerebrais, e menor era a sensação de dor relatada. Este fenômeno recebeu o nome de “sincronização interpessoal”, que atingiu elevação quando os casais estavam de mãos dadas.
Uma das explicações para este resultado é que o toque na pele entre os seres humanos está relacionado, diretamente, com a produção de oxitocina, hormônio que ajuda a reduzir os sentimentos de ansiedade, estresse e dores. Por isso, quando uma pessoa estiver sentindo dor, uma das melhores formas de ajudar a reduzir esse sintoma, é segurar em suas mãos.
O que achou do post de hoje? Deixe seu comentário!
Compartilhe nas redes sociais
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico