Formigamento nas mãos: o que é?

Atualizado em: 22/04/2021 por Dr. Fernando Moya -CRM 112046

4 minutos

Início » Formigamento nas mãos: o que é?

Quem já sentiu a sensação de formigamento nas mãos sabe como ela é incômoda e desconfortável. Mas afinal, o que é o formigamento? A sensação de formigamento, em geral, é consequência de uma compressão de um nervo, ou fruto de uma alteração circulatória.

Geralmente, as mãos começam a formigar e vão causando desconforto ao indivíduo, até que o mesmo já não consegue executar tarefas simples do dia a dia, como segurar um copo, por exemplo. Ao longo deste artigo, falaremos um pouco mais sobre este problema.

Ao fundo da imagem, há uma mão ilustrativa com marcar vermelhas representando a coceira.

Quais as causas do formigamento nas mãos?

A sensação de formigamento nas mãos possui diversas causas. Sabe-se que o problema pode apresentar causas normais, como por exemplo, quando uma pessoa dorme em cima do braço, ou quando bate o cotovelo com força em uma superfície mais dura, comprimindo os vasos sanguíneos e ou nervos periféricos, prejudicando a circulação e funcionamento dos mesmos.

Mas, também é possível que as mãos comecem a formigar por motivos mais sérios, e alguns desses motivos são:

Falta de vitaminas:

A falta das vitaminas E, B1, B6, B12 e niacina no organismo, podem resultar em formigamento nas mãos. Essas vitaminas são as responsáveis pelo bom funcionamento dos nervos, portanto, é necessário mantê-las para que o problema não se agrave.

Síndrome do túnel do carpo:

síndrome do túnel do carpo é observada com bastante frequência como justificativa para as dormências nas mãos. De fato é a neuropatia mais comum, quando se trata dessas alterações nos membros superiores.

AVC:

Mesmo sendo mais raro, um dos primeiros sinais do AVC (Acidente Vascular Cerebral) é a sensação de formigamento, principalmente dos braços e mãos.

Relacionados ao tema

Hipotireoidismo:

mau funcionamento da tireoide, além do cansaço excessivo, ganho de peso, pele seca e sensibilidade ao frio, também provoca o formigamento das mãos e outras partes do corpo.

Diabetes:

Essa é uma doença muito comum, e o formigamento é um de seus sintomas, pois o fluxo sanguíneo acaba sendo insuficiente, o que dificulta a circulação.

Tratamento:

O tratamento varia de acordo com a causa do formigamento. Pode ser que o médico indique apenas alguns exercícios para aumentar a circulação sanguínea, e sessões de fisioterapia, que poderão ser úteis em casos mais sérios.

O uso de medicamentos será indicado apenas em algumas situações específicas. Além disso a recomendação de uma alimentação saudável, para equilibrar o peso, a diminuição de bebidas alcóolicas, incentivar hábitos saudáveis podem ajudar a melhorar a sensação de dormência.

O que achou do post de hoje? Deixe seu comentário!

Compartilhe nas redes sociais!

Sobre o Autor

Sou Fernando Munhoz Moya Ortopedista CRM 112046 graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2003.
2 Comentários
  1. Joselita da Silva

    Como é feito a cirurgia do síndrome do tunio de carpo corre risco do paciente fica com as mãos cem tatu?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 9 =

Últimos Posts

Doença de Preiser

Doença de Preiser

A Doença de Preiser é muito rara e não se sabe qual sua causa, por isso o tratamento não é único, precisa ser diagnosticado caso a caso. Veja o que o Dr. Fernando Moya tem a dizer.

ler mais
× Agendar Consulta.