Início »
Dr. Fernando Munhoz Moya
GoogleMyCitations
CRM: 112.046
Atualizado em: 25/08/2020 por Dr. Fernando Moya
Formigamento nas mãos: o que é

Quem já sentiu a sensação de formigamento nas mãos sabe como ela é incômoda e desconfortável. Mas afinal, o que é o formigamento? A sensação de formigamento, em geral, é consequência de uma compressão de um nervo, ou fruto de uma alteração circulatória.
Geralmente, as mãos começam a formigar e vão causando desconforto ao indivíduo, até que o mesmo já não consegue executar tarefas simples do dia a dia, como segurar um copo, por exemplo. Ao longo deste artigo, falaremos um pouco mais sobre este problema.
Quais as causas do formigamento nas mãos?
A sensação de formigamento nas mãos possui diversas causas. Sabe-se que o problema pode apresentar causas normais, como por exemplo, quando uma pessoa dorme em cima do braço, ou quando bate o cotovelo com força em uma superfície mais dura, comprimindo os vasos sanguíneos e ou nervos periféricos, prejudicando a circulação e funcionamento dos mesmos.
Mas, também é possível que as mãos comecem a formigar por motivos mais sérios, e alguns desses motivos são:
Falta de vitaminas:
A falta das vitaminas E, B1, B6, B12 e niacina no organismo, podem resultar em formigamento nas mãos. Essas vitaminas são as responsáveis pelo bom funcionamento dos nervos, portanto, é necessário mantê-las para que o problema não se agrave.
Síndrome do túnel do carpo:
A síndrome do túnel do carpo é observada com bastante frequência como justificativa para as dormências nas mãos. De fato é a neuropatia mais comum, quando se trata dessas alterações nos membros superiores.
AVC:
Mesmo sendo mais raro, um dos primeiros sinais do AVC (Acidente Vascular Cerebral) é a sensação de formigamento, principalmente dos braços e mãos.
Hipotireoidismo:
O mau funcionamento da tireoide, além do cansaço excessivo, ganho de peso, pele seca e sensibilidade ao frio, também provoca o formigamento das mãos e outras partes do corpo.
Diabetes:
Essa é uma doença muito comum, e o formigamento é um de seus sintomas, pois o fluxo sanguíneo acaba sendo insuficiente, o que dificulta a circulação.
Tratamento:
O tratamento varia de acordo com a causa do formigamento. Pode ser que o médico indique apenas alguns exercícios para aumentar a circulação sanguínea, e sessões de fisioterapia, que poderão ser úteis em casos mais sérios.
O uso de medicamentos será indicado apenas em algumas situações específicas. Além disso a recomendação de uma alimentação saudável, para equilibrar o peso, a diminuição de bebidas alcóolicas, incentivar hábitos saudáveis podem ajudar a melhorar a sensação de dormência.
2 Comentários
Enviar um comentário
Tenossinovite de Quervain: o que é
Conheça as causas, o tratamentos e como prevenir a Tenossinovite de Quervain. E qualquer sinal da patologia, procure seu médico.
O que é Rizartrose?
A Rizartrose é facilmente identificada somente nos casos mais avançados, mas no estágio inicial ela precisa de exames mais específicos. Entenda melhor essa doença que precisa ser tratada, confira!
O que é pseudoartrose do escafoide? Entenda!
Pseudoartrose de escafoide é uma falha na cicatrização de um dos ossos presentes no punho. Descubra quais são as causas, sintomas e como tratar esse tipo de problema!
Por Dr. Fernando Moya.
CRM 112046
Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.
Como é feito a cirurgia do síndrome do tunio de carpo corre risco do paciente fica com as mãos cem tatu?
Olá. Tenho um post completo sobre a síndrome do túnel do carpo. Acesse o link: https://fernandomoya.com.br/patologia/sindrome-do-tunel-do-carpo/