Quem já sentiu a sensação de formigamento nas mãos sabe como ela é incômoda e desconfortável. Mas afinal, o que é o formigamento? A sensação de formigamento, em geral, é consequência de uma compressão de um nervo, ou fruto de uma alteração circulatória.
Geralmente, as mãos começam a formigar e vão causando desconforto ao indivíduo, até que o mesmo já não consegue executar tarefas simples do dia a dia, como segurar um copo, por exemplo. Ao longo deste artigo, falaremos um pouco mais sobre este problema.
A sensação de formigamento nas mãos possui diversas causas. Sabe-se que o problema pode apresentar causas normais, como por exemplo, quando uma pessoa dorme em cima do braço, ou quando bate o cotovelo com força em uma superfície mais dura, comprimindo os vasos sanguíneos e ou nervos periféricos, prejudicando a circulação e funcionamento dos mesmos.
Mas, também é possível que as mãos comecem a formigar por motivos mais sérios, e alguns desses motivos são:
A falta das vitaminas E, B1, B6, B12 e niacina no organismo, podem resultar em formigamento nas mãos. Essas vitaminas são as responsáveis pelo bom funcionamento dos nervos, portanto, é necessário mantê-las para que o problema não se agrave.
A síndrome do túnel do carpo é observada com bastante frequência como justificativa para as dormências nas mãos. De fato é a neuropatia mais comum, quando se trata dessas alterações nos membros superiores.
Mesmo sendo mais raro, um dos primeiros sinais do AVC (Acidente Vascular Cerebral) é a sensação de formigamento, principalmente dos braços e mãos.
O mau funcionamento da tireoide, além do cansaço excessivo, ganho de peso, pele seca e sensibilidade ao frio, também provoca o formigamento das mãos e outras partes do corpo.
Essa é uma doença muito comum, e o formigamento é um de seus sintomas, pois o fluxo sanguíneo acaba sendo insuficiente, o que dificulta a circulação.
O tratamento varia de acordo com a causa do formigamento. Pode ser que o médico indique apenas alguns exercícios para aumentar a circulação sanguínea, e sessões de fisioterapia, que poderão ser úteis em casos mais sérios.
O uso de medicamentos será indicado apenas em algumas situações específicas. Além disso a recomendação de uma alimentação saudável, para equilibrar o peso, a diminuição de bebidas alcóolicas, incentivar hábitos saudáveis podem ajudar a melhorar a sensação de dormência.
O que achou do post de hoje? Deixe seu comentário!
Compartilhe nas redes sociais!
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico