Fraturas são processos traumáticos que, geralmente, envolvem algum tipo de incidente que provoca uma lesão óssea, como na fratura de metacarpo. Existem alguns tipos comuns de fratura de metacarpo, que podem ser tratados de maneira conservadora ou cirúrgica, dependendo do tipo de cada caso. Quer saber mais sobre como tratar este problema? Continue acompanhando o post de hoje!
Antes de falarmos sobre o tratamento, vamos destacar os principais tipos de fratura de metacarpo, sendo eles:
Ocorre devido a um movimento de soco, com uma carga muito forte sobre a mão.
Também chamada de fratura de Bennett, quando o polegar sofre uma abertura, que ocorre na base do primeiro metacarpo.
Quando a mão sofre alguma pancada, de alta energia, provocada por objetos sólidos, como uma barra de ferro.
Existem dois tipos de tratamento para a fratura de metacarpo, o conservador e o cirúrgico. O tratamento conservador é baseado em aparelhos gessados, em órteses ou talas gessadas. Por estar privilegiando a cicatrização em detrimento do movimento, a principal complicação durante esse tratamento é a rigidez, que pode ser amenizada com fisioterapia, reabilitação ou terapia ocupacional. O tempo de recuperação varia de um mês a um mês e meio, mas esse tempo dependerá de cada fratura e cada paciente.
Já o tratamento cirúrgico é indicado quando existem outros tipos de contratempos, como problemas relacionados à imobilização (alergias de contato pelo gesso por exemplo), fraturas expostas, lesões concomitantes em ambos membros superiores, em metacarpos adjacentes ou dependente da personalidade da fratura (algumas apresentam propensão a causar limitações se não corrigidas).
As fraturas de metacarpo são relativamente comuns, e cada caso será um caso, pois cada fratura apresenta suas particularidades.
Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe!
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico