O que é a Fratura de Metacarpo?

Atualizado em: 26/03/2021 por Dr. Fernando Moya -CRM 112046

3 minutos

Início » O que é a Fratura de Metacarpo?

Os metacarpos são os ossinhos localizados na mão que compõem cada um dos dígitos, ou seja, cada um dos dedos tem um correspondente metacarpiano. As fraturas dos metacarpos, geralmente, são lesões traumáticas sofridas por alguma pancada, queda, ou até um movimento de torção mais intenso, que pode levar a esse tipo de lesão.

Diagnóstico:

Uma radiografia simples das mãos costuma ser suficiente para um diagnóstico inicial, porém, alguns outros exames deverão ser realizados como complementação, sendo eles a tomografia e a ressonância, a fim de esclarecer mais alguns detalhes que podem estar envolvidos no mesmo acidente.

Quando se fala em fratura de metacarpo, é muito importante identificar qual é o tipo de fratura para determinar o melhor tratamento.

Quando existe uma fratura exposta, por exemplo, onde está associada a uma lesão de pele, é provável que os casos sejam encaminhados para cirurgia, ou seja, esse seria o tratamento preferencial.

Relacionados ao tema

Sintomas:

É muito importante notar alguns sinais clínicos, como inchaço, dor, hematomas, e pode haver também algumas limitações da mobilidade plena da mão, com a vigência do diagnóstico.

Como a maioria das patologias, quando acontece esse tipo de trauma ou algum acidente parecido, deve-se procurar um atendimento e de preferência, realizar exames subsidiários, que possam confirmar os sintomas e a doença

Tratamento:

Em alguns casos, a fratura será imobilizada com uma tala. Pode ser que seja necessário manipular a região para a aplicação de gesso, ou às vezes, em fraturas mais simples e mais tranquilas, a colocação de uma órtese, um aparelho removível para o tratamento.

Essa é uma ideia inicial, mas vale sempre a pena uma avaliação médica, sempre que houver algum trauma na mão, para poder aproximar ou afastar esse diagnóstico.

O que achou do post de hoje? Deixe seu comentário

Compartilhe nas redes sociais!

Sobre o Autor

Sou Fernando Munhoz Moya Ortopedista CRM 112046 graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2003.
0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 2 =

Últimos Posts

Doença de Preiser

Doença de Preiser

A Doença de Preiser é muito rara e não se sabe qual sua causa, por isso o tratamento não é único, precisa ser diagnosticado caso a caso. Veja o que o Dr. Fernando Moya tem a dizer.

ler mais
× Agendar Consulta.