Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

O que é a Fratura de Metacarpo?

Atualizado em 11/06/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Os metacarpos são os ossinhos localizados na mão que compõem cada um dos dígitos, ou seja, cada um dos dedos tem um correspondente metacarpiano. As fraturas dos metacarpos, geralmente, são lesões traumáticas sofridas por alguma pancada, queda, ou até um movimento de torção mais intenso, que pode levar a esse tipo de lesão.

Diagnóstico:

Uma radiografia simples das mãos costuma ser suficiente para um diagnóstico inicial, porém, alguns outros exames deverão ser realizados como complementação, sendo eles a tomografia e a ressonância, a fim de esclarecer mais alguns detalhes que podem estar envolvidos no mesmo acidente.

Quando se fala em fratura de metacarpo, é muito importante identificar qual é o tipo de fratura para determinar o melhor tratamento.

Quando existe uma fratura exposta, por exemplo, onde está associada a uma lesão de pele, é provável que os casos sejam encaminhados para cirurgia, ou seja, esse seria o tratamento preferencial.

Sintomas:

É muito importante notar alguns sinais clínicos, como inchaço, dor, hematomas, e pode haver também algumas limitações da mobilidade plena da mão, com a vigência do diagnóstico.

Como a maioria das patologias, quando acontece esse tipo de trauma ou algum acidente parecido, deve-se procurar um atendimento e de preferência, realizar exames subsidiários, que possam confirmar os sintomas e a doença

Tratamento:

Em alguns casos, a fratura será imobilizada com uma tala. Pode ser que seja necessário manipular a região para a aplicação de gesso, ou às vezes, em fraturas mais simples e mais tranquilas, a colocação de uma órtese, um aparelho removível para o tratamento.

Essa é uma ideia inicial, mas vale sempre a pena uma avaliação médica, sempre que houver algum trauma na mão, para poder aproximar ou afastar esse diagnóstico.

O que achou do post de hoje? Deixe seu comentário

Compartilhe nas redes sociais!

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 06 / 23
A rizartrose é uma forma de artrose que afeta a articulação da base do polegar, causando dor e dificuldade de movimento. Embora seja comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer devido a traumas anteriores. Neste post, falaremos sobre a dor na base do polegar, explorando a possibilidade de rizartrose como uma das causas, além de outras condições e opções de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 08 / 06 / 23
A luxação de dedos é uma lesão grave caracterizada pelo deslocamento da articulação e a ruptura dos ligamentos, requerendo tratamento médico imediato e cuidados específicos para recuperação adequada. Neste post, vamos falar sobre a luxação de dedos, suas características, tratamento e a importância de buscar atendimento médico adequado. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 68
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico