Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Fraturas do Rádio Distal

Atualizado em 11/06/2021
Tempo de leitura: 2 min.

A fratura do rádio distal é a fratura mais comum do membro superior. Ela pode ocorrer nas crianças, mas com mais frequência nos adultos e idosos.

Se você passou por algum acidente, trauma ou entorse e surgiu dor e deformidade, não hesite em recorrer ao pronto-atendimento.

A prioridade é diagnosticar a fratura precocemente para estabelecer um tratamento adequado. Portanto, em acidentes, quedas ou qualquer tipo de trauma que agrida a região do punho, procure o pronto-socorro para uma avaliação inicial.

Continue lendo e saiba o que causa esse problema de acordo com a idade do paciente, quais os exames para diagnóstico e tratamento.

Causas da fratura de rádio distal

Cada uma das faixas etárias tem suas peculiaridades.

Nas crianças, a fratura pode ser causada por quedas ou coisas mais simples. Isso porque os ossos das crianças são mais maleáveis e acabam tendo boa incidência.

Nos adultos, se deve á acidentes com traumas de maior energia, por exemplo, quedas de alturas, acidentes automobilísticos e esportes de contato.

Já nos idosos, normalmente a fratura do rádio distal é causada por traumas de menos intensidade em função da osteoporose, ou seja, da qualidade óssea inferior.

Diagnóstico da fratura de rádio distal

Primeiramente, é importante salientar que não é possível olhar a região superficialmente e saber do que se trata. Muitas vezes é preciso diagnosticar através de ultrassonografia (raio-x), tomografia computadorizada ou até ressonância magnética.

Tratamento da fratura de rádio distal

A fratura de rádio tem diversas apresentações, desde as mais simples até as mais complexas. Por exemplo, fraturas na região metafisária do rádio, tanto anteroposterior quanto de perfil, as características são relativamente simples e o tratamento conservador pode ser indicado.

Caso a fratura tenha um pouco mais de deslocamento, será preciso uma cirurgia corretiva. Portanto, o tratamento depende do grau de deslocamento e da característica da fratura.

Para finalizar, se você teve algum tipo de acidente ou trauma, não deixe de procurar um pronto-socorro para avaliar o problema e, a partir do diagnóstico, determinar qual o melhor tratamento.

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 06 / 23
A rizartrose é uma forma de artrose que afeta a articulação da base do polegar, causando dor e dificuldade de movimento. Embora seja comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer devido a traumas anteriores. Neste post, falaremos sobre a dor na base do polegar, explorando a possibilidade de rizartrose como uma das causas, além de outras condições e opções de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 08 / 06 / 23
A luxação de dedos é uma lesão grave caracterizada pelo deslocamento da articulação e a ruptura dos ligamentos, requerendo tratamento médico imediato e cuidados específicos para recuperação adequada. Neste post, vamos falar sobre a luxação de dedos, suas características, tratamento e a importância de buscar atendimento médico adequado. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 68
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico