A Lesão de Stener está incluída nas lesões ligamentares que envolvem o polegar. Mais especificamente, é uma lesão do ligamento colateral ulnar, ou seja, é a lesão do ligamento que está na base do seu polegar, na face interna.
É uma lesão de origem traumática, ou seja, existe a necessidade de uma entorse, de uma pancada que leva a uma ruptura do ligamento colateral ulnar, entre outras complicações, para causar a lesão.
Principalmente a instabilidade, onde a articulação estará mais móvel do que deveria e não terá uma restrição necessária para executar o movimento de uma maneira adequada.
Além de o exame físico constatar a instabilidade do setor interno do polegar, teremos outras modalidades de exames que podem auxiliar.
O raio-x simples não vai definir o diagnóstico, mas pode excluir algumas outras possibilidades, como pequenas fraturas que podem evoluir com os mesmos sintomas.
Se no raio-x você tem uma normalidade, provavelmente você vai precisar de algum outro exame subsidiário, como o ultrassom ou ressonância. Muitas vezes, a ressonância nos traz esse diagnóstico com maior riqueza de detalhes. Através da ressonância vamos entender o que é o princípio da Lesão de Stener.
Na Lesão de Stener, existe uma camada de um tecido que a gente chama de aponeurose do adutor, que está interpondo entre as duas partes do ligamento que está rompido.
Sendo assim, não tem como cicatrizar porque existe uma interposição entre as duas partes, ou seja, levando a uma dificuldade na cicatrização.
Na maior parte dos casos, o tratamento é cirúrgico. A Lesão de Stener associada a uma instabilidade é eminentemente cirúrgico. Teoricamente, quanto antes agir os resultados são mais favoráveis.
Se você supõe que está com algo parecido, procure um pronto atendimento, para uma avaliação mais aplicada no seu caso.
O que achou do vídeo de hoje? Deixe seu comentário!
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico