Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Lesão de tendão flexor e o dedo em gatilho

Atualizado em 14/06/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Pergunta feita em nosso canal do Youtube:

“Boa tarde, Dr. Fernando tudo bem? (…), meu caso foi que eu cortei os tendões em um acidente de trabalho, 3 dedos da mão esquerda. Isso já faz 6 meses e agora os meus dedos estão em posição de gatilho”.

De acordo com o Dr. Fernando Moya, Cirurgião de Mão, é muito difícil ser um dedo em gatilho após lesão de tendão flexor, pois não é muito comum observar um quadro como este na prática do dia a dia.

A imagem mostra uma pessoa apertando o dedo indicador.
Lesão de tendão flexor e o dedo em gatilho 2

Aderência cicatricial na lesão de tendão flexor

Neste caso, o que pode ter acontecido são as aderências cicatriciais, pois nas lesões de tendões flexores, a depender da região que foi afetada, existem uma probabilidade maior de formar aderências.

As aderências são processos de resposta do corpo, ou seja, cicatrizes que se formam no local de cirurgia e desencadeiam limitações na mobilidade.

Relação com o dedo em gatilho

Vale lembrar que o dedo em gatilho não é uma aderência, e sim um processo de inflamação do tendão que acontece geralmente na região palmar da mão.

Essa inflamação acaba limitando a mobilidade por um mecanismo de desproporção entre o tamanho do tendão e o túnel que ele tem que percorrer.

Portanto, este caso pode ser uma alteração inflamatória e não tem relação com o tecido de reparo que é promovido depois de uma lesão de tendões flexores.

Evite a aderência na lesão de tendão flexor

Para evitar essas aderências, os cirurgiões de mão recomendam que, após uma lesão de tendão flexor, o paciente deve recorrer a um especialista para imobilizar o local o quanto antes e evitar que as mesmas se formem.

Além disso, a manipulação de cicatrizes também é interessante para evitar que as cicatrizes de peles façam aderência nos tendões. O controle de inchaço e o controle de dor também são úteis nessa recuperação.

Contudo, uma coisa é o dedo em gatilho (tenossinovite) e outra coisa são as repercussões causadas pelas lesões de tendões flexores.

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 06 / 23
A rizartrose é uma forma de artrose que afeta a articulação da base do polegar, causando dor e dificuldade de movimento. Embora seja comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer devido a traumas anteriores. Neste post, falaremos sobre a dor na base do polegar, explorando a possibilidade de rizartrose como uma das causas, além de outras condições e opções de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 08 / 06 / 23
A luxação de dedos é uma lesão grave caracterizada pelo deslocamento da articulação e a ruptura dos ligamentos, requerendo tratamento médico imediato e cuidados específicos para recuperação adequada. Neste post, vamos falar sobre a luxação de dedos, suas características, tratamento e a importância de buscar atendimento médico adequado. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 68
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico