Início » Lesões cortantes nas mãos: Como proceder em casos de acidentes domésticos?


A imagem mostra o Dr. Fernando Moya olhando para a câmera, sorrindo e de braços cruzados.Dr. Fernando Munhoz Moya
 GoogleMyCitations 
CRM: 112.046
Atualizado em: 21/08/2020 por Dr. Fernando Moya

Lesões cortantes nas mãos: Como proceder em casos de acidentes domésticos?

Relatos de lesões nas mãos, mais precisamente, cortes profundos ou superficiais na palma e/ou dedos, é cada vez mais comum, e o número de ocorrências relacionadas à acidentes domésticos deste tipo, vem crescendo. No post de hoje, falaremos sobre este assunto, e como se deve proceder em casos de acidentes domésticos. Acompanhe!

Primeiros socorros: Como fazer?

Por mais que a maioria dos casos sejam simples, com cortes superficiais, em muitos casos as lesões nas mãos se apresentam de maneira mais profunda, ou seja, os cortes são mais graves e podem atingir até mesmo um vaso sanguíneo, ou lesionar os tecidos e articulações.

Nestes casos, após sofrer um corte na mão, a primeira coisa a ser feita é pedir o auxílio de uma pessoa que esteja disposta a realizar os primeiros socorros. Se estiver sozinho, apesar de mais difícil é possível também , Antes de tudo, é necessário higienizar as mãos e o corte (lavar com água corrente e sabão) para eliminar os possíveis germes e bactérias, para depois realizar um curativo com algum pano ou tecido limpo, exercendo uma leve compressão local para tentar estancar o sangramento e então buscar ajuda médica.

Diagnóstico médico

O diagnóstico, geralmente, é feito em uma avaliação clínica presencial, normalmente em um pronto atendimento, de preferência dentro das primeiras horas após o acidente, e a primeira análise pode ser feita por um médico assistente, muitas vezes um ortopedista, que poderá observar a ferida e o aspecto que ela apresenta, e concluir a gravidade do problema.

Se o médico achar importante, ele poderá solicitar alguns exames para complementar a investigação sobre outras possíveis lesões associadas. Não raros são os casos de combinações de lesões cortantes com fraturas nas mãos.

Qual seria o tratamento?

Se o corte não for tão profundo, e não apresentar gravidade, poderá ser feita somente uma limpeza da ferida e sutura, claro, a depender do critério do médico assistente.

Caso as estruturas internas também tenham sido comprometidas, o médico especialista em cirurgia de mão será indicado para complementar o tratamento do paciente. Os procedimentos visam não só fechar o ferimento, mas também tratar as lesões associadas, sejam os tendões lesionados ou as possíveis fraturas ósseas.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

Fale Conosco

× Agendar Consulta.