Início » Lesões da unha: como ocorrem e qual o tratamento?


A imagem mostra o Dr. Fernando Moya olhando para a câmera, sorrindo e de braços cruzados.Dr. Fernando Munhoz Moya
 GoogleMyCitations 
CRM: 112.046
Atualizado em: 21/08/2020 por Dr. Fernando Moya

Lesões da unha: como ocorrem e qual o tratamento?

Precisamos das nossas mãos para realizar praticamente todas as atividades no dia a dia. Por isso, elas estão em constante exposição e, assim, suscetíveis a pequenos acidentes, como pancadas, cortes, esmagamento, entre outros.

Essas situações são muito comuns e recorrentes em pessoas de qualquer idade, e podem afetar tanto a pele quanto provocar lesões no aparelho ungueal, ou seja, na região da unha. Quando isso acontece, é preciso tomar alguns cuidados para evitar complicações.

Neste artigo falaremos um pouco sobre esse assunto para que você saiba como acontecem essas lesões na unha e de que maneira elas devem ser tratadas, para que não se tornem um problema maior. Continue lendo e aprenda um pouco mais sobre como cuidar bem das suas mãos!

Sobre as lesões na unha

São chamadas de lesões ungueais aquelas que afetam a unha em si e os tecidos ao seu redor. Elas são condições muito recorrentes em atendimentos de emergência, uma vez que pequenos acidentes domésticos, durante a prática de esportes e atividades físicas, ou mesmo no trabalho podem ocasionar esse tipo de problema.

As lesões na unha ocorrem, por exemplo, quando prendemos o dedo em uma janela, na porta do carro, quando ele é prensado por um objeto pesado, sofre uma pancada na utilização de ferramentas como martelo ou até mesmo quando batemos o dedo na parede ou em um móvel.

Sendo assim, qualquer pessoa pode sofrer uma lesão na unha, mas a boa notícia é o fato de que, geralmente, elas não têm uma grande gravidade. Assim, a maioria dos casos pode ser tratada com algumas intervenções localizadas.

Entretanto também existem lesões na unha que são mais preocupantes porque afetam não somente ela como também o osso que fica por baixo, provocando, inclusive, fraturas nele. Nesse caso, há necessidade de recorrer a tratamentos mais expressivos.

Tratamento de lesões simples da unha

Quando as lesões da unha não têm uma grande extensão, como no caso das contusões do leito ungueal, que se caracterizam pela formação da mancha roxa, ou seja, de um hematoma, como são casos de evolução simples, requerem medidas menos complexas, com apenas alguns cuidados locais.

Nesse caso, como não houve um grande comprometimento dos tecidos, é suficiente fazer aplicação de gelo e, se necessário, a aplicação de analgésicos e anti-inflamatórios para acelerar o processo de recuperação.

No entanto, se o hematoma tiver uma extensão maior, sendo muito abrangente, é importante que o paciente passe por uma avaliação para ter certeza de que a lesão realmente não é grave e de que não afetou outras estruturas do dedo. Por vezes pode ser necessária a drenagem do hematoma, portanto não deixe de procurar um Pronto Atendimento em lesões um pouco mais extensas.

Tratamento de lesões mais graves na unha

Conforme citamos, existem casos em que as lesões na unha têm uma extensão maior e, por isso, precisam de atendimento médico. Dependendo da lesão, é necessário, por exemplo, fazer o reparo do leito ungueal, ou seja, da camada de tecido que fica abaixo da unha, o local onde ela está fixada.

Para outros pacientes, pode ser preciso fazer a reposição da unha ou mesmo a sua substituição. Nesse segundo caso, o especialista utiliza um material sintético, que será depositado sobre o leito ungueal até que uma nova unha se forme.

Ainda que nem sempre as lesões na unha sejam graves é preciso ter cuidado quando elas têm uma extensão maior e, em caso de dúvida, o médico deve ser procurado. Isso porque, dependendo da gravidade dessa lesão, se ela não receber o tratamento adequado, além de provocar desconfortos também pode desencadear deformidades.

Você pode evitar as lesões na unha e nas mãos tendo um pouco mais de cautela na hora de realizar as tarefas. Além disso, pode protegê-la utilizando luvas específicas e equipamentos de segurança, o que é muito válido para evitar cortes, bolhas, fraturas e outras condições.

2 Comentários

  1. Jessica louise

    Eu uso unha em gel e a minha unha de baixo descolou mais só uma parte o que fazer? Ela cola novamente? Quais cuidados tomar?

    Responder
    • Dr. Fernando Moya

      Olá, Jessica. Acredito que seja necessário recorrer ao pronto socorro para que seja tomado as devidas providências.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − seis =

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

Fale Conosco

× Agendar Consulta.