Primeiro lugar, vamos esclarecer alguns pontos: para todas as articulações dos dedos, nós temos um conjunto de ligamentos que estabilizam a articulação. Não é muito raro depois de um acidente, entorse ou alguma queda, encontrar lesões ligamentares.
Vamos separar por entorses, lesões mais simples e luxações. Justamente nesta ordem porque é a ordem de gravidade dessas lesões.
As entorses, normalmente são apenas estiramento dos ligamentos, funciona muitas vezes como uma espécie de elástico, o elástico distende, volta e não causa uma lesão de fato.
O tratamento é mais simples, a partir de duas semanas já deve ter uma cicatrização inicial e costuma evoluir super bem.
As lesões ligamentares mais acentuadas são as lesões ligamentares parciais. Nós temos pequenas lesões no ligamento e isso demanda um pouco mais de tempo para cicatrizar.
Em geral, requererão também um processo de mobilização para o tratamento e isso pode tomar às vezes um pouco mais de duas semanas, três ou quatro, mas também evoluem super bem sem a necessidade de alguma outra intervenção.
As luxações propriamente ditas são os deslocamentos articulares, ou seja, a articulação que aquela junção entre os ossos sai do lugar. Isso demonstra que tem uma lesão mais extensa dos ligamentos e que às vezes demanda um pouco mais de atenção.
Em alguns casos, essas lesões podem ter a necessidade de uma intervenção cirúrgica e outras vezes o tratamento conservador, ou seja, a mobilização pode ser suficiente. Inicialmente para as lesões mais simples, o tratamento mais simples pode ser suficiente. Para as lesões mais graves, um acompanhamento médico mais rigoroso pode ser interessante.
Quando você tiver alguma suspeita dessas lesões mais graves procure um atendimento médico para fazer o diagnóstico adequado e poder fazer a manobra de redução adequada. Muitos erros acontecem nesse percurso e para evitar é melhor um atendimento mais específico dessas lesões.
O que achou do post de hoje? Deixe seu comentário!
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico