Início » Luxação, contusão ou entorse?


A imagem mostra o Dr. Fernando Moya olhando para a câmera, sorrindo e de braços cruzados.Dr. Fernando Munhoz Moya
 GoogleMyCitations 
CRM: 112.046
Atualizado em: 24/08/2020 por Dr. Fernando Moya

Luxação, contusão ou entorse?

Contusão, entorse e luxação são temas que a gente utiliza muito em nossa rotina da ortopedia e da cirurgia de mão por consequência, e que causa certa confusão em alguns pacientes.

Contusão

A contusão se traduz muito como uma pancada e trauma. Acaba sendo uma lesão, dentre essas três, a mais superficial, a que tem uma energia de trauma menor.

A energia do trauma é um fator muito importante quando vamos discutir os tipos de lesão e o trauma que você se submeteu. Caso seja uma queda, uma pancada, uma coisa menos intensa, normalmente você terá uma contusão.

Caso você caia de uma escada, de um muro, sofra um acidente de bicicleta ou patinete, é possível que você tenha tido algo além da contusão.

Entorse

Entorse é outro tipo de trauma, é uma contusão que existe um movimento de rotação, geralmente, envolvendo a articulação. Para a gente, entorse quer dizer que houve algum tipo de lesão ligamentar.

Por exemplo, existem as entorses que levam a lesões ligamentares mais simples, como os estiramentos, as rupturas mais discretas e até as entorses mais graves que levam à ruptura total dos ligamentos.

Um exemplo que não é da cirurgia de mão, mas, por exemplo, dos joelhos, uma entorse do joelho pode levar à ruptura do ligamento cruzado anterior, que é uma lesão muito comum dado aos esportes em geral.

Contudo, entorse tem diversos espectros desde a ruptura mais simples do estiramento ligamentar até lesões mais complicadas.

A luxação é uma lesão ligamentar mais extensa, onde há um deslocamento entre as partes ósseas. É importante lembrar que é a articulação que mantém os ossos unidos e que permite o movimento entre eles.

A depender do tipo de trauma que essa articulação foi submetida, essa relação entre os ossos acaba se perdendo e você acaba tendo uma alteração da congruência ou do encaixe do osso. Essa é uma condição que, do ponto de vista técnico, é mais grave do que as demais.

Quando tem um deslocamento dessa situação, ela tende a ter uma piora da sua vascularização e se torna urgência dentro da ortopedia.

Na presença de uma deformidade muito grosseira da articulação, não tente reduzir, não tente colocar no lugar, procure um atendimento médico, porque essa sua tentativa também pode prejudicar ainda mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + vinte =

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

 

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

Fale Conosco

× Agendar Consulta.