Mialgia: causas e tratamentos

Atualizado em: 12/03/2021 por Dr. Fernando Moya -CRM 112046

2 minutos

[wpseo_breadcrumb]

Mialgia é uma dor muscular que pode ser causada por diversos problemas, desde traumas até situações geradas por excesso de uso, repetição de atividades, tensionamento excessivo ou má postura.

Dentro da área da ortopedia, especificamente da Cirurgia de Mão, essas são as principais causas. Além dessas, as doenças reumatológicas e sistêmicas, ou o uso de medicamentos, também podem levar ao quadro de mialgia. Porém, este conteúdo vai focar apenas na área de Ortopedia e Cirurgia da Mão.

Como tratar a mialgia?

Origem traumática

Nos quadros traumáticos em decorrência de algum acidente, que atingem a parte óssea ligamentar e machucam os músculos, o tratamento pode ser através de proteção e medicação.

Origem crônica

Caso estejamos lidando com uma mialgia que tem relação com o excesso de uso, manipulação de objetos ou tensionamento, o enfoque do tratamento será em termos de reabilitação, de readaptação das atividades, de melhorias de posturas e principalmente de fortalecimento.

Esses são tópicos bastante pertinentes quando falamos de mialgia crônica. Nesses casos, a proteção e os medicamentos terão espaços para diminuir a dor mais acentuada, por exemplo.

Entretanto, na opinião do Dr. Fernando Moya, a reabilitação e os processos de fortalecimento, melhoria na postura e readequação das atividades, possuem um papel de protagonismo muito maior nessas situações.

Sobre o Autor

Sou Fernando Munhoz Moya Ortopedista CRM 112046 graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2003.
0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − onze =

Últimos Posts

Doença de Preiser

Doença de Preiser

A Doença de Preiser é muito rara e não se sabe qual sua causa, por isso o tratamento não é único, precisa ser diagnosticado caso a caso. Veja o que o Dr. Fernando Moya tem a dizer.

ler mais
× Agendar Consulta.