O que é a artrose da mão e como tratar

O que é artrose?

É um processo degenerativo das articulações e que podem ter basicamente dois caminhos: existem os caminhos de processos degenerativos, fazendo com que as articulações sofram esses processos de desgaste, e existe o caminho das artroses que são causadas por acidentes e lesões.

Se você tiver uma lesão, fratura ou lesão ligamentar, isso pode predispor ao aparecimento de artrose.

Veja também: O que é: Pseudoartrose de Escafoide.

Tratamentos

Em geral, a artrose para o conhecimento técnico ainda é um caminho sem volta. O que podemos fazer para retardar o avanço, para protelar esses sintomas, esses desdobramentos das artroses?

Normalmente, muita atividade, manter a mobilidade articular e fazer exercícios. Pode ser indicado também o uso de medicação, porém, existem diversas opções no mercado que proporcionam uma possível melhora na qualidade da articulação e melhora das dores. É possível também, entrar com programa de proteção articular que é o uso de órteses de proteções locais.

Em casos extremos, normalmente nos casos onde essas condutas mais simples não são tão eficientes, podem ser necessárias cirurgias corretivas. A cirurgia corretiva para artrose, principalmente artrose de mão e artrose de dedos, são cirurgias um pouco mais agressivas e acabam sendo bastante limitadas. Sendo assim, seremos muito criteriosos ao indicar um procedimento cirúrgico. Resumidamente, nós temos formas de tentar evitar o avanço do problema.

Existem sucessos nesses cuidados, nestes tratamentos, e em última instância nós temos os recursos cirúrgicos que são um pouco mais agressivos, mas que vão trazer alívio dos sintomas dolorosos.

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

CRM 112.046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

4 Comentários

  1. Luiz FG Carrilho

    Parabéns pela maneira de fácil entendimento, como são descritos os problemas e tratamentos….

    Responder
    • Dr. Fernando Moya

      Muito obrigado Luiz! Continue sempre me acompanhando que trarei diversos posts.

      Responder
  2. Oração

    Obrigado por compartilhar! este é um grande recurso.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Share This
WhatsApp Agende sua consulta